one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Evento apresenta no Rio projetos de inovação com participação da sociedade

Criado em 29/11/15 23h40 e atualizado em 29/11/15 23h45
Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil Edição:Wellton Máximo Fonte:Agência Brasil

A criação de um mecanismo para monitoramento de ovos do mosquito Aedes aegypti e o desenvolvimento de uma plataforma para acompanhar a carreira de políticos e funcionários públicos brasileiros foram alguns dos destaques do Laboratório Ibero-Americano de Inovação Cidadã (LabicBR). Promovido pela Secretaria-Geral Ibero-Americana, em parceria com o Ministério da Cultura, o evento reuniu 120 participantes de 14 países durante duas semanas no Rio de Janeiro.

Para o ministro da Cultura, Juca Ferreira, que participou hoje (29) do encerramento do encontro, a junção das palavras inovação e cidadania nesta edição do LabicBR mostrou qual é o tipo de inovação que interessa à sociedade. “A inovação que melhore a qualidade de vida e gere protagonismo da sociedade e níveis de enfrentamento de questões sociais para beneficiar as coletividades. Acho que é isso, mais a consciência e a articulação”, disse.

Entre os projetos destacados pelo ministro, está o aplicativo AeTrapp, que identifica os locais onde estão os ovos do Aedes aegypti e facilita o combate pelos órgãos de saúde pública. “É preciso enfrentá-lo [o mosquito] e eliminá-lo da convivência. Então, a participação da sociedade é fundamental”, ressaltou Ferreira. Transmissor da dengue, do vírus zika e da febre chikungunya, o mosquito está relacionado a doenças como a microcefalia em fetos e a síndrome de Guillain-Barré.

Autor do aplicativo, o biólogo Odair Scatolini disse que as discussões no LabicBR contribuíram para o avanço da ferramenta, que conta com duas pesquisadoras da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na equipe de colaboradores. O aplicativo tem perspectivas de ser usado no início do ano que vem pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, com um projeto-piloto em um município. “A gente conseguiu mostrar que a tecnologia é viável e que cidadãos comuns podem colaborar com o poder público para o monitoramento do Aedes aegypti”, declarou o biólogo.

Outro destaque foi a plataforma Cargografias, que permite o acompanhamento da carreira de políticos e de servidores públicos. O site existe há dois anos na Argentina e foi lançado no Brasil durante o LabicBR, no site www.cargogragfiias.org/brasil. O próximo passo é estender a experiência ao Equador, à Venezuela, ao México e à Colômbia.

Para a secretária-geral Ibero-Americana, Rebeca Grynspan, o projeto Cargografia é imaginativo e colabora com a transparência da administração pública. Ela acrescentou que agora os governos têm de escutar o que a sociedade propõe. “Este é um exemplo de participação com da sociedade com o governo, não sem o governo. Eles têm de deixar de ver a participação como contestatária. A participação pode ser propositiva”, considerou.

Segundo Grynspan, o setor público é essencial, mas muitas vezes não pode inovar. Dessa forma, a ajuda dos grupos que se reuniram no encontro podem realizar a articulação, como no projeto de monitoramento do Aedes aegypti. “Não é só o Ministério da Saúde. As comunidades podem fazer muito esta é novidade que surge aqui e está fora do sistema, mas se o sistema a integra pode ser de grande utilidade para toda a região”, disse.

Entre os exemplos de interação entre governo e sociedade, a secretária destacou o projeto Jardins Suspensos, que previa a instalação telhados verdes em comunidades cariocas e foi ampliado a pedido de moradores da comunidade da Maré, na zona norte do Rio. Ela citou ainda o Praça-Instruções de Uso, que constrói parques infantis com materiais recicláveis em áreas de baixa renda. “Todos os projetos me parecem lindíssimos. São fáceis, econômicos, importantes e permitem a participação comunitária”, completou.

Para ter um desenvolvimento inclusivo, Rebeca Grynspan defendeu que a América Latina promova a capacitação, especialmente dos jovens de 15 a 29 anos, que representam 34% da população ibero-americana. Ainda no encerramento, os participantes sugeriram a criação de uma rede de cooperação permanente ibero-americana. Mais projetos de inovação podem ser encontrados na página do LabicBR na internet, no endereço www.ciudadania20.org/pt-pt/labicbr/.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário