one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Setor de telecomunicações investiu cerca de R$ 115 bilhões em redes fixa e móveis entre 2005 e 2011, mas precisa repensar políticas de vendas

Imagem:

Compartilhar:

UIT: mais de 95% da população mundial tem cobertura de celular

Criado em 01/12/15 09h49 e atualizado em 01/12/15 09h58
Por Laura Gelbert Fonte:Rádio ONU

O principal relatório anual da União Internacional de Telecomunicações, UIT, lançado nesta segunda-feira, revela que 3,2 bilhões de pessoas estão agora online. Isto representa 43,4% da população global.

Assinaturas de telefones móveis chegaram a 7,1 bilhões em todo o mundo, com quase 95% da população global agora com cobertura de sinal de celular.

Melhora

O relatório também menciona que todas as 167 economias incluídas no Índice de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação e Comunicação, IDI, da agência aumentaram seus valores entre 2010 e 2015.

Isto significa que os níveis de acesso, uso e habilidades com estas tecnologias continuam melhorando em todo o mundo.

Creative Commons - CC BY 3.0 - UIT: mais de 95% da população mundial tem cobertura de celular

Reconhecimento

O documento "Medindo a Sociedade de Informação”, da UIT, é reconhecido como tendo os dados e análises mais confiáveis e imparciais sobre a situação global do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação.

Segundo a agência, o relatório é muito usado por governos, organizações internacionais, bancos de desenvolvimento e setor privado em todo o mundo.

Desenvolvimento Sustentável

Para o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao, "as tecnologias de comunicação de informação serão essenciais no cumprimento de todos os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS".

Ele destacou que "sem medição e elaboração de relatórios, não é possível acompanhar o progresso que está sendo feito".

Internet

De acordo com o relatório, até o fim deste ano, 46% das residências em todo o mundo terão acesso à internet, em comparação com 44% no ano passado e 30% em 2010.

Nos países em desenvolvimento, 81,3% das famílias têm acesso à internet em casa atualmente, em comparação com 34,1% nos países em desenvolvimento e apenas 6,7% nas 48 nações designadas pela ONU como menos desenvolvidas, LDCs, na sigla em inglês.

Os últimos dados mostram que houve uma desaceleração do crescimento no uso da internet de 7,4% em 2014 para 6,9% em 2015.

No entanto, o número de usuários da internet nos países em desenvolvimento quase dobrou nos últimos cinco anos.

Banda Larga

O crescimento mais rápido continua sendo em banda larga móvel. O número de assinaturas em todo o mundo cresceu em mais de quatro vezes em cinco anos, de 800 milhões em 2010 para cerca de 3,5 bilhões em 2015.

O número de assinaturas de banda larga fixa cresceu de forma bem mais lenta, para aproximadamente 800 milhões atualmente.

Cobertura

Segundo a UIT, mais de 95% da população tem, atualmente, cobertura de serviços de celular.

Calcula-se que 350 milhões em todo o mundo ainda vivem em locais fora do alcance de uma rede móvel, esse total era de 450 milhões há um ano.

O relatório afirma que  89% da população urbana mundial está atualmente coberta por uma rede 3G. No entanto, apenas 29% das 3,4 bilhões de pessoas vivendo em áreas rurais têm este acesso.

Previsões para 2020

Em 2014, a UIT adotou a Agenda Conecte 2020, que estabelece, entre outras questões, uma série de objetivos e metas para melhorar o crescimento e a inclusão das tecnologias de comunicação e informação.

O relatório da agência prevê que 56% das residências em todo o mundo devem ter acesso à internet em 2020, excedendo a meta de 55%.

No entanto, a proporção de usuários da internet está projetada para 53% da população global em 2020, abaixo da meta de 60%.

A agência afirma que mais ação também será necessária para garantir que metas de crescimento e inclusão sejam alcançadas nos países em desenvolvimento e, particularmente, nos LDCs.

Preço

O relatório mostra que o preços dos serviços de telefones celulares, especialmente de banda larga móvel, continuam caindo em todo o mundo.

No entanto, após diversos anos em queda, os preços dos serviços de banda larga fixa subiram entre 2013 e 2014.

Ranking

Em 2015, a Coreia do Sul ficou em primeiro lugar no ranking da UIT sobre o Índice de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação e Comunicação, IDI, com Dinamarca e Islândia em segundo e terceiro lugares.

A avaliação mede 167 países em seus níveis de acesso, uso e habilidades em relação a essas tecnologias.

Nas Américas, os Estados Unidos, Canadá e Barbados lideram os rankings de IDI, com valores acima de 7,5.

Segundo a agência, os países da região tiveram grandes movimentos para cima e para baixo no ranking entre 2010 e 2015 e citou o Brasil como uma das nações com "melhorias substanciais".

Na África, as ilhas Maurício são o único país com um IDI acima da média global de 5,03. Cabo Verde é um dos outros três países no continente que tem valor acima da média para países em desenvolvimento, 4,12.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário