one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Aedes e pernilongo: conheça as diferenças

Criado em 25/02/16 18h46 e atualizado em 29/02/16 16h05
Por Leyberson Pedrosa Edição:Líria Jade

Em tempos de preocupação com o Zika virus, dengue e outras doenças que podem ser transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, muitas pessoas se assustam ao encontrarem os pernilongos normais. O mais conhecido é chamado cientificamente de Culex e é diferente do Aedes em cor, comportamento, tamanho, entre outros aspectos.

Apesar de falarmos em milimetros de tamanho, é possível diferenciar os dois e ter uma noite mais tranquila. O pesquisas do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), José Bento Ribeiro, em curso para o instituto, destacou algumas dessas diferenças.

De acordo com Pereira, o mosquito Aedes tem hábitos diurnos, mas é oportunista e a fêmea pode picar à noite caso tenha alguma chance. Já o pernilongo, além de voar alto e fazer um zunido, sai para se alimentar à noite. Além disso, o mosquito Aedes costuma voar abaixo de 1,2 metros e, por isso, pica mais pés, perna e joelhos, sua picada é indolor. 

Abaixo, organizamos algumas dessas diferenças:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário