one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Nasa / Divulgação

Compartilhar:

Mapa gravitacional de Marte é divulgado pela Nasa

Criado em 21/03/16 20h26 e atualizado em 21/03/16 20h52
Por Líria Jade* Fonte:Portal EBC

A Nasa, Agência Espacial Americana, divulgou nesta segunda-feira (21) o mais completo mapa da gravidade de Marte. O mapeamento foi obtido usando os dados de Doppler e rastreamento gama recolhidos de três aeronaves da agência que se encontram na órbita marciana: Mars Global Surveyor, Mars Odyssey e Mars Reconnaissance Orbiter.

O novo mapa revela características da composição interna do planeta vermelho. Isso será útil, segundo os pesquisadores, para futuras missões exploratórias, já que o melhor conhecimento das anomalias gravitacionais poderá ajudar no posicionamento adequado de aeronaves na órbita de Marte.

De acordo com o especialista do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Antonio Genova, o mapa vai ajudar também a entender formações ainda misteriosas de regiões específicas do planeta.

O campo gravitacional foi recuperado a partir de 16 anos de dados continuamente coletados na órbita de Marte. As interferências de gravidade nas naves, foram separadas e eliminadas, para que o mapa fosse preciso. Foram necessários dois anos para remover os sinais não causados pelo campo do planeta vermelho. 

Em fevereiro, os dados já coletados pela Nasa sobre o planeta vermelho tinham servido de base para a divulgação de um mapa inédito do território de Marte. Foi a primeira vez em que se delineou o território de um planeta que não é a Terra. O trabalho foi feito pela agência britânica Ordnance Survey (OS).

*Com informações da Nasa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário