one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


exoesqueleto

Imagem:

Compartilhar:

Pacientes paralisados voltam a contrair músculos com exoesqueleto, diz Miguel Nicolelis

Criado em 08/03/16 15h59 e atualizado em 08/03/16 18h14
Por Leyberson Pedrosa*

Em entrevista ao programa Espaço Público, o cientista Miguel Nicolelis, coordenador do projeto Andar de Novo (Walk Again), comemorou os avanços das pesquisas com a criação de um exoesqueleto (espécie de roupa robótica) que promete dar movimentos a pacientes com paralisia parcial a partir da interação cérebro-máquina.

Quase dois anos depois que um tetraplégico chutou uma bola usando um exosqueleto na abertura da Copa do Mundo de 2014, a equipe de Nicolelis continuou o desenvolvimento de suas pesquisas com pacientes na Universidade Duke, nos Estados Unidos, e do Instituto Internacional de Neurociências de Natal – Edmond e Lily Safra (IINN-ELS).

Confira vídeo com uma das suas pacientes testando o exoesqueleto:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Paciente usa exoesqueleto em laboratório

A pesquisa com os resultados deve ser publicada em breve, mas o pesquisador adianta que 80% dos pacientes começaram a recuperar algum tipo de função motora, sensorial ou visceral. “Eles começaram a mostrar contrações de músculos que estavam dormentes”, explica.

​Para Nicolelis, um dos casos emblemáticos é de uma paciente que passou a ter sensibilidade perinela e poderá sentir o parto, mesmo tendo a parte inferior do corpo paralisada.

Há quase dois anos, o projeto, que envolve pesquisadores de todo o mundo, afirmou que faria um feito inédito durante a Copa do Mundo de 2014: iria mostrar um paciente tetraplégico se levantando de uma cadeira, dando passos e, por fim, chutando uma bola. Contudo, após contratempos com a TV Fifa, responsável pela geração das imagens, o mundo viu menos de 20 segundos de Juliano Pinto, paciente voluntário do projeto, a chutar uma bola com ajuda do exoesqueleto. 

Conheçca um pouco mais sobre a trajetória do cientista:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Vídeo sobre Nicolelis

O neurocientista concedeu entrevista para os jornalistas Paulo Moreira Leite, Florestan Fernandes Junior e a jornalista convidada da Folha de São Paulo, Mariana Versolato. Durante o debate, Nicolelis chegou a responsabilizar a Fifa por seu experimento não ter tido um tempo maior para exibição e analisa a relação da ciência com a política.

Assista a íntegra:

*Com informações no programa Espaço Público

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário