one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mulheres na tecnologia

Imagem: Google

Compartilhar:

Programa destaca o Dia da Mulher e presença feminina na web | PComBr | Ano 03 #43

Criado em 07/03/16 18h23 e atualizado em 08/03/16 10h04
Por Portal EBC Fonte:Rádios EBC

Apesar dos avanços femininos em muitas áreas, a tecnologia é um dos campos em que o predomínio masculino ainda é marcante. Essa foi uma das pautas do Ponto Com Ponto Br desta segunda (7), véspera do Dia Internacional da Mulher. O programa conversou com uma das criadoras do projeto Programaria, que busca empoderar as mulheres por meio da tecnologia, ensinando-as a programar computadores. O projeto está lançando uma campanha para discutir o machismo na área, com a hashtag #SerMulheremTech, que reúne depoimentos de mulheres que trabalham na área. A invisibilidade da mulher na história também foi discutida no programa, que conversou com a criadora da página As Mina na História, Bia Varanis. O movimento Vamos Juntas?, que nasceu nas redes sociais e agora está virando livro, também esteve na pauta.

 

12'08" Iana Chan, do Programaria, fala sobre a campanha #sermulheremtech

Segundo Iana, o objetivo da ação foi dar visibilidade a problemas causados pelo machismo na área de tecnologia. "O primeiro passo para transformar qualquer coisa é a informação. A gente decidiu lançar a hashtag para as meninas perceberem que não estão sozinhas (...), que existem dezenas de milhares de mulheres que vivem a mesma situação todos os dias", conta.

30'03" Bia Varanis conta sobre a criação da página As Mina na História

A ideia para o perfil surgiu quando Bia, aos 17 anos, se deparou com uma foto de Maria Bonita durante uma pesquisa escolar. "Comecei a perceber que pouquíssimas vezes eu tinha estudado sobre mulheres e seus feitos na escola, então decidi fazer um projeto que envolvesse feminismo e história", relembra. Bia acredita que a internet tem um papel muito importante de trazer esse tipo de informação para o mundo físico.

45'40" Babi Souza, criadora do Vamos Juntas?, conta a experiência que a levou a criar o projeto, que está virando livro

O objetivo inicial do projeto era reunir mulheres para andarem juntas na rua e se sentirem menos ameaçadas pela violência ou assédio sexual. A ideia da página surgiu uma noite quando Babi sentiu medo de ter que passar por uma praça. "O maior medo das mulheres é da violência sexual, então por que não se unir à mulher que está do lado na rua para irmos juntas?", questiona.

 

Músicas do programa

2'56" Karina Buhr - Eu Sou um Monstro - Selvática

7'21 Tulipa Ruiz - Da Menina - Efêmera

19'56" Tássia Reis - No Seu Radinho

26'18" Carol Conka - Tombei

37'45" Elza Soares - Maria da Vila Matilde - A Mulher do Fim do Mundo

41'27" Márcia Castro - 29 Beijos

53'54" Anelis Assumpção - Minutinho 

 

Ouça o programa na íntegra:

Creative Commons - CC BY 3.0 - ponto_com_ponto_br_7_de_marco.mp3

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário