one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Reprodução

Compartilhar:

Twitter: entenda a rede que transformou a comunicação na última década

Criado em 21/03/16 19h10 e atualizado em 21/03/16 21h28
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Apenas 140 caracteres para falar tudo o que você precisa. Impossível? Nada disso. Essa missão ganha cada vez mais adeptos no Twitter, rede social que neste 21 de março completa 10 anos e carrega uma história que revolucionou a maneira de transmitir informações pela internet.

A rapidez e praticidade para publicar mensagens fizeram com que, no decorrer da última década, o Twitter se consolidasse como uma ferramenta para ativismo, sendo utilizada para reunir grupos de fãs, torcidas e até mesmo movimentos sociais. A hashtag, mecanismo que na rede funciona como um link para agregar conteúdo de mesmo assunto, no início reunia dicas de músicas às segundas-feiras com o #MusicMonday, e convidava os usuários a indicarem perfis interessantes às sexta-feiras, com o #FollowFriday.

Com o tempo, a hashtag passou a ser usada por outras redes sociais, como o Facebook e o Instagram, e se tornou uma forma de mobilização em manifestações e campanhas, como a brasileira #VemPraRua, que se popularizou em junho de 2013, aquelas que durante as eleições tinham os nomes dos candidatos acompanhados de seus números, ou a #OiOiOi, que fazia referência à música de abertura da novela Avenida Brasil, transmitida em 2012, que provocou grande movimentação entre os adeptos aos tuítes.

Em escala mundial, recentemente se destacaram também #LoveWins, lançada após a aprovação do casamento homoafetivo nos EUA e usada como arma de combate à homofobia, #BlackLivesMatter, em protesto contra a morte de negros pela polícia nortena, e #PrayForParis, que se popularizou como forma de enviar solidariedade aos franceses após os atentados em Paris, em novembro de 2015.

Em comemoração à primeira década de funcionamento, hoje o perfil oficial do Twitter publicou um vídeo em que relembra algumas dessas hashtags e a difusão de informações pela rede nos últimos anos:

 

 

Evolução

Segundo a pesquisadora e autora do livro "A conversação em rede", Raquel Recuero, a hashtag é uma ferramenta antiga, mas ganhou força com a apropriação do Twitter. "No caso específico do Twitter, ela surgiu principalmente com a função contextual, de agregar determinado tipo de conteúdo e possibilitar que o acesso a conversação. Mas hoje tem inúmeras outras funções", explica. 

Raquel Recuero
Raquel Recuero, pesquisadora e autora do livro "A conversação em rede". Foto: Matheus Pirajá/UFBA

 

Para Raquel, a influência do Twitter começa na simples troca de mensagens e se desdobra até atingir outros veículos de comunicação: "o Twitter também tem um papel muito importante no ecossistema de mídia como influência em outros canais, como o próprio Facebook e até mesmo a televisão", diz. Os números confirmam: de acordo com informações de uma pesquisa do Conecta, do Ibope Inteligência, divulgada em 2015, 88% dos brasileiros navegam na internet enquanto assistem à televisão; 72% utilizam as redes sociais e 17% navegam na internet ao mesmo tempo em que veem TV para comentar e interagir com outros usuários sobre que está sendo transmitido. 

 

 

A facilidade para coletar dados no Twitter é um ponto positivo também para os profissionais que estudam opinião e comportamento de usuários. "O Twitter é um dos sites de rede social mais abertos para a pesquisa e a coleta de dados e isso auxilia bastante se considerarmos que essas ferramentas podem ser compreendidas como espaços públicos, onde a informação pública leva ao debate e a posicionamentos dos atores", afirma Raquel. 

Recuero afirma que muitos fatores têm sido estudados na rede, como o papel da ferramenta para auxiliar a difusão de informaçòes em desastres naturais, situações de emergência, ações políticas, protestos, mobilizações e até mesmo comportamentos de consumo. "Um dos principais movimentos que vejo em cima disso (e de outras ferramentas) é a popularização de uma área denominada 'ciência de dados' ou data science", relata.

Nostalgia

Um fator recorrente no Twitter é a relação afetiva que muitos dos usuários têm com a rede social. Na noite de domingo (20/3), quando foi lançada a hashtag #LoveTwitter em homenagem ao aniversário de 10 anos, muitos aproveitaram para relembrar momentos que tiveram no site. O perfil que homenageia a atriz Nair Bello, morta há nove anos, estimulou seus seguidores:

A onda de lembranças continuou ao longo desta segunda-feira, com a hashtag #QuandoChegueiNoTwitter:

Durante os últimos 10 anos, muitas mudanças ocorreram na rede: a republicação de mensagens, chamada de retuíte (retweet), era feita de forma manual e hoje tem um botão específico. Para publicar fotos, era necessário ter outro aplicativo, o Twittpic, e na época em que nem todos os telefones celulares tinham acesso à internet, era possível postar tuítes por meio de SMS - serviço que era oferecido por algumas operadoras. Hoje, a ferramenta tem todos os serviços incorporados, incluindo inclusive a possibilidade de publicação de gifs e vídeos.

Há algumas especulações sobre o futuro, que envolvem até mesmo o fim da sua marca, as mensagens de 140 caracteres, com a ampliação do limite de letras a cada tuíte. No entanto, segundo Raquel Recuero, com a criatividade que os usuários do Twitter já demonstraram ter, ainda não é possível avaliar se isso tiraria a identidade da rede. "Acho que vai ser preciso examinar isso diante da apropriação das pessoas. Tenho dúvidas sobre o impacto que isso terá na ferramenta", diz.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário