one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


tela de conteúdo ilegal do Google

Imagem: Reprodução da tela

Compartilhar:

Vídeos de Nissim Ourfali devem sair do Google, decide Justiça de SP

Criado em 16/03/16 16h47 e atualizado em 16/03/16 17h31
Edição:Portal EBC

Nesta terça-feira (15), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou que o Google Brasil retire dos seus serviços online qualquer referência a um vídeo que mostra a criança Nissim Ourfali cantando uma paródia da música "What Makes You Beautiful", da banda One Direction.

Em 2012, a família de Nissim Ourfali produziu um clipe onde ele comemorava seu Bar-mitzvá, rito do Judaísmo quando o menino completa 13 e atinge a maioridade para a tradição da religião. O vídeo foi parar no Youtube e ganhou repercussão indesejada para a família. O pedido de retirada do material chegou a ser acatado por liminar, mas foi rejeitado posteriormente em 2014. Na ocasião, a 1ª Vara Civel de São Paulo considerou impossível exluir milhares de referências ao autor já existentes na web. 

Em nota para o site Conjur, o Google Brasil informou que irá recorrer da sentença atual com base jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que reconhece a necessidade de indicação de links específicos do conteúdo para que a remoção possa ocorrer. 

Os advogados da família foram procurados para comentarem a decisão da Justiça, mas não retornaram o contato até o momento.

Saiba como solicitar a retirada de um conteúdo do Google

Antes de ir à Justiça, qualquer pessoa pode solicitar diretamente ao Google a retirada de conteúdos que violem a legislação brasileira. A solicitação é feita no seguinte link http://support.google.com/legal.

Contudo, a empresa recomenda que o interessado faça antes a denúncia do material utilizando os mecanismos próprios de cada aplicativo e que tenha os links exatos dos conteúdos que quer retirar. 

O conteúdo solicitado será cuidadosamente analisado para “decidir se ele deverá ser bloqueado, removido ou ter acessos restritos", de acordo com o site citado pelo Google.

O Marco Civil da Internet determina que os provedores de aplicativos não são obrigados a retirar nenhum conteúdo da web a não ser por determinação judicial. Assim, caso a pessoa não obtenha êxito com junto a empresa, ela pode entrar na justiça estadual como fez a família da criança Nissim Ourfali. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário