one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lua de Makemake

Imagem: Nasa

Compartilhar:

Lua escura é descoberta na órbita do planeta-anão Makemake

Criado em 27/04/16 13h36 e atualizado em 27/04/16 17h28
Por Portal EBC*

De olho nos arredores do sistema solar, o telescópio Hubble da Nasa detectou uma pequena lua coberta de material escuro orbitando o planeta-anão Makemake, considerado o segundo mais brilhante planeta-anão localizado no Cinturão de Kuiper. Ele só perde para Plutão, que já teve título de planeta (entenda).

A descoberta foi realizada em abril do ano passado, mas divulgada pelos astrônomos somente nesta terça-feira, 26. Apelidado de MK2, o satélite tem cerca de 160 km de diâmetro e está 21 mil km distante do MakeMake.

Para justificar a descoberta ao público, Alex Parker, pesquisador do instiuto de Pesquisas Southwest, em Boulder, Colorado, argumentou que a descoberta do satélite permite aos pesquisadores conhecer mais sobre esse planeta anão. "A descoberta desta lua nos deu a oportunidade de estudar Makemake com muito mais detalhes do que jamais teria sido capaz de, sem o companheiro", afirmou Parket para o site da Nasa.

MakeMake está localizado no Cinturão de Kuiper, o mesmo onde está Plutão, e representa um local privilegiado com objetos celestes congelados resultantes da construção da Via Láctea, há mais de 4,5 bilhões de anos. Descoberto em 20015 e batizado com esse nome em homenagem a uma divindade da criação do povo Rapa Nui da Ilha de Páscoa.  

Para imagens e mais informações sobre a lua de Makemake MK 2 e Hubble, assista ao vídeo explicativo da Nasa ou acesse os site http://hubblesite.org/news/2016/18

*com informações da Nasa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário