one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Brasília ganha app que facilita a carona solidária | PComBr | Ano 03 #49

Criado em 25/04/16 14h14 e atualizado em 25/04/16 16h08
Por Rádios EBC Edição:Portal EBC

Na semana em que Brasília completa 56 anos, o Ponto Com Ponto Br discutiu um dos problemas da capital nacional: a mobilidade urbana. A questão afeta bastante quem circula pela Universidade de Brasília (UnB), que apesar de ter uma localização relativamente central, fica fora de mão para quem não tem carro.

Pensando nisso, estudantes da UnB criaram o Carona Phone, um aplicativo para Android que permite dar ou receber caronas. O alvo inicial são alunos, professores e funcionários da UnB, mas como o app usa geolocalização, pode ser usado em todo o Brasil. O programa conversou com o professor Pastor González, coordenador do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transporte da universidade, que comandou o projeto.

A inclusão digital indígena também esteve na pauta. O apresentador Morillo Carvalho falou com Denílson Baniwa, um dos fundadores da web rádio Yandê, que tem como objetivo a difusão da cultura indígena. 

No cardápio musical, só canções que têm alguma ligação com Brasília, a capital aniversariante. 

 

8'06 Professor Pastor González fala sobre mobilidade urbana e o aplicativo Carona Phone, que facilita a carona solidária em Brasília

Segundo o professor, a segurança dos caroneiros também foi pensada na elaboração do app. "O mais importante é que depois que a carona é oferecida, os usuários podem avaliar tanto quem ofereceu quanto quem recebeu a carona", conta. Hoje, a taxa de ocupação dos carros que circulam pela UnB é de 1,2 pessoa por automóvel. Segundo González, a expectativa é chegar à média de 1,7 em um ano. 

25'37" Denílson Baniwa, um dos fundadores da web rádio Yandê, conta sobre a criação da emissora e comenta a inclusão digital entre os indígenas

Baniwa conta que a ideia da rádio surgiu da constatação de que assuntos indígenas não tinham o espaço a a repercussão devidos na mídia. "A rádio também é uma forma de quebrar alguns estereótipos daquele índio de 1500, que andava pelado, etc. Nossa ideia é mostrar o índio moderno, como vivemos e como produzimos cultura", conta. 

 

Músicas do programa

3'23" Móveis Coloniais de Acaju - Sede de Chuva

21'53" Distintos Filhos - Não Leve a Mal

52'36" Legião Urbana - Eduardo e Mônica

 

Ouça o programa na íntegra:

O Ponto Com Ponto Br é um programa produzido em parceria pelo Portal EBC e as Rádios EBC. É exibido todas as segundas-feiras, às 17h, nas rádios Nacional de Brasília, Nacional FM e MEC AM do Rio de Janeiro. Confira as edições anteriores do Ponto com Ponto Br no Portal EBC e no site da Nacional AM Brasília

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário