one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Aplicativo pode ajudar vendedores a dar fim ao "embromation" nas Olimpíadas

Criado em 10/05/16 16h30 e atualizado em 18/05/16 12h13
Por Davi de Castro Fonte:Portal EBC

“Hello, do you speak english?”

Para quem não fala inglês, qualquer interação no idioma pode fazer suar frio. Ainda mais em se tratando de relações de consumo, onde a barreira da língua pode ser um empecilho para a aquisição de um produto ou serviço.  Além de ser um dos povos mais receptivos e esforçados em se comunicar com quem não fala o português, brasileiro não desiste nunca, como diz o bordão. Por isso, muita gente recorre ao famoso “embromation” na hora da comunicação. Com a proximidade dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, o número de clientes que não fala português só tende a aumentar - e a dificuldade em se comunicar também. São esperados entre 350 e 500 mil turistas durante o evento.

Jaqueline Ribeiro, 26 anos, trabalha como garçonete em um quiosque na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro. Ela conta que, quando a gerente não está presente para auxiliá-la no atendimento aos estrangeiros, ela improvisa.

“Vou no ‘enrolation’ mesmo. Aponto o cardápio, gesticulo, faço até mímica”, dispara a garçonete.

 

Treinamento do Google Tradutor na orla de Copacabana
Creative Commons - CC BY 3.0 - Treinamento do Google Tradutor na orla de Copacabana

Davi de Castro/Portal EBC

Para ajudar a fluir a comunicação entre os “gringos” e os brasileiros, um aplicativo do Google, o Google Tradutor, pode auxiliar quem trabalha diretamente com o atendimento ao público. Em parceria com a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) e empresas como Uber e 99 Taxis, o Google deu início nesta semana a uma série de treinamentos, que segue até agosto, para taxistas, cobradores de ônibus, monitores de museus, além de atendentes de bares, restaurantes e quiosques. 

“O aplicativo pode quebrar a barreira de língua que existe entre os turistas e os brasileiros. Queremos chegar a 1 milhão de pessoas treinadas para garantir que elas saibam usar todas as ferramentas que o app tem”, explicou a gerente de Marketing do Google no Brasil, Maria Clara Fleury.

A novidade que promete facilitar ainda mais o uso do aplicativo é que agora ele poderá ser utilizado mesmo sem acesso à internet. Para isso, é necessário fazer o download prévio dos pacotes de dicionários que se pretende utilizar de modo off-line.
 
Os profissionais do sistema de transporte do município do Rio também estão sendo capacitados em salas de aula e em terminais de ônibus, além de participarem de cursos de idiomas por video-aulas. “Para a gente, há ainda um benefício complementar que é o ingresso deles no mundo virtual. Os funcionários possuem celular, o problema mesmo é a inclusão digital. Por isso estamos estimulando-os”, acrescentou Ana Rosa, diretora da Universidade Corporativa do Transporte. 

Nelson Fragata, 38, integrante da equipe que realiza os treinamentos do Google Tradutor na orla de Copacabana, conta que a ferramenta tem sido bem aceita. “É impressionante que muita gente já até tinha o aplicativo e usava para coisas pessoais, mas só não sabia que podia ser bem útil no trabalho”, explica. O Google também disponibiliza treinamento on-line aqui.

Ouça a versão em áudio que foi ao ar no programa Ponto Com Ponto Br, da Rádio Nacional:

Creative Commons - CC BY 3.0 - google_tradutor_ponto_com_davi.mp3

Google Tradutor

A ferramenta do Google traduz mais de 100 idiomas e é possível utilizá-la tanto no site como no aplicativo, disponível em IOS e Android. O Brasil é o país que mais utiliza o serviço, à frente, inclusive, dos Estados Unidos. Segundo dados da empresa, um em cada três brasileiros usa o site para traduções, sendo que 86% dessas consultas são em relação à língua inglesa. A versão do serviço no aplicativo é mais completa e possui basicamente três tipos de tradução: por texto, fala e imagem. Conheça as funções do app:

 

Tradução por texto (digitado ou desenhado)

 É o serviço tradicional de tradução oferecido pela versão desktop, na qual o usuário escolhe o idioma e escreve o texto a ser traduzido. No aplicativo, é possível também desenhar a palavra.

 

Treinamento Google Tradutor
Creative Commons - CC BY 3.0 - Treinamento Google Tradutor

Divulgação/Google

Câmera tradutora
Utilizando a câmera do celular, o aplicativo traduz, como num “passe de mágica”, o texto contido em alguma imagem. Do português, a ferramenta só traduz automaticamente para o inglês. Para outros idiomas, é necessário que o texto das imagens seja traduzido antes para o inglês.

Google Tradutor traduz texto de imagens

Conversa 
Ao clicar no ícone do microfone, o usuário registra a fala que deseja traduzir e o aplicativo reproduz a conversa, já traduzida, no idioma escolhido.

Google Tradutor
Creative Commons - CC BY 3.0 - Google Tradutor

Reprodução/Google

Tradução off-line
Como o serviço de internet móvel ainda é precário no Brasil, uma atualização do aplicativo permitirá a tradução de modo off-line. Para tanto, é preciso fazer o download prévio dos dicionários aos quais se deseja realizar a tradução sem necessidade de conexão com a internet. 

Google Tradutor
Creative Commons - CC BY 3.0 - Google Tradutor

Reprodução/Google

Tradução integrada a aplicativos de terceiros (Whatsapp, Messenger, e-mails)
A mais recente atualização do Google Tradutor também contará com uma integração a aplicativos de conversa instantânea, como o Whatsapp e o Facebook Messenger. Os usuários não mais precisarão sair desses aplicativos para traduzir conversas. Ao clicar em copiar uma mensagem aparecerá, no próprio aplicativo de chat, o ícone do Google Tradutor. Daí é só realizar a tradução e se comunicar em diferentes idiomas.

Whatsapp
Creative Commons - CC BY 3.0 - Whatsapp

Davi de Castro/Portal EBC

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário