one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Silhuetas de corpos desenhadas no Largo da Carioca alertam para assassinatos no Rio

Imagem:

Compartilhar:

Fogo cruzado: aplicativo mapeia tiroteios no Rio de forma colaborativa | PComBr | Ano 03 #61

Criado em 11/07/16 18h49 e atualizado em 11/07/16 21h23
Por Rádios EBC Edição:Portal EBC

Nos últimos anos, os aplicativos se tornaram parte de nossas vidas, nos ajudando no dia a dia em vários aspectos. Além de nos auxiliarem a fazer compras ou contratar serviços, a tecnologia tem sido forte aliada da cidadania em projetos como o Fogo Cruzado. Esse app lançado na semana passada no Rio é uma arma na luta contra uma triste realidade da sociedade: os tiroteios e balas perdidas. Com a colaboração dos usuários, o programa quer construir um mapa dos confrontos na cidade. O Ponto Com desta segunda conversou com Cecília Oliveira, gestora de dados da Anistia Internacional Brasil, que está por trás da iniciativa.

Além da luta contra a violência, o programa também falou do Posto Fiel, um app que ajuda os consumidores a encontrar postos de combustível confiáveis. E ainda teve um papo com Manoel Galdino, diretor executivo do Transparência Brasil, que ganhou o prêmio Desafio Social Google 2016 com uma iniciativa que permite que cidadãos monitorem a construção de escolas em suas comunidades. 

 

7'44" Rafael Hatanaka, do Centro de Monitoramento e Pesquisa da Qualidade de Combustíveis da Unesp, explica o funcionamento do app que aponta os melhores postos das redondezas

Diferente de outros apps alimentados por usuários, o Posto Fiel funciona a partir de análises feitas pelo laboratório da Unesp. "Para um posto aparecer no aplicativo, ele precisa participar do programa de monitoramento de qualidade, e a partir daí a gente faz a coleta semanal e traz as amostrar para as análises químicas", conta Hatanaka. Se estiver tudo OK, o posto vai para o app. Por ora, o programa está disponível apenas nas cidades de Araraquara e São Carlos, em São Paulo.

22'57" Manoel Galdino, diretor executivo do Transparência Brasil, fala sobre o projeto Cadê Minha Escola?

O aplicativo do Transparência Brasil venceu o prêmio Desafio Social Google 2016 pela votação popular e tem como objetivo monitorar a construção de escolas pelo país. "Nosso objetivo é permitir que o cidadão tire fotos das escolas, vá lá fiscalizar, tenha informação do andamento da obra, para que ele possa cobrar a prefeitura e os órgãos públicos, e assim a gente possa ter uma educação melhor", explica.

35'02" Cecília Oliveira, gestora de dados do Fogo Cruzado, conta como funciona o aplicativo

O objetivo do aplicativo não é fornecer um mapa dos confrontos em tempo real, e sim apresentar um panorama dos tiroteios no Rio, com a colaboração dos usuários. "A gente recebido uma participação bem maior do que esperávamos; foram 15 mil download em seis dias", conta. O app ainda está em fase de testes. Nos três primeiros dias, foram 258 notificações de tiroteios ou bala perdida recebidas, mas 28% foram descartadas por serem informações repetidas ou de outros estados.  

 

Músicas do programa

2'53" Matheus Brant - Assume que Gosta - Assume que Gosta

19'37" André Prando - Sol do Meu Violão - Vão

30'22" Lineker - Verão - Verão

44'49" Fábio Góes - Perto - Zonzo

49'37" Aloizio - Perfeição - Esquina do Mundo

 

Ouça o programa na íntegra

Creative Commons - CC BY 3.0 - Ponto Com Ponto Br 11/07/2016

 

O Ponto Com Ponto Br é um programa produzido em parceria pelo Portal EBC e as Rádios EBC. É exibido todas as segundas-feiras, às 17h, nas rádios Nacional de Brasília, Nacional FM e MEC AM do Rio de Janeiro. Confira as edições anteriores do Ponto com Ponto Br no Portal EBC e no site da Nacional AM Brasília

SAIBA MAIS:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário