one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Abbas pedirá reconhecimento da Palestina como Estado não membro da ONU

Imagem:

Compartilhar:

Abbas pedirá na ONU reconhecimento da Palestina como Estado não membro da organização

Criado em 19/09/12 09h36 e atualizado em 19/09/12 10h13
Por Renata Giraldi* Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Palestina quer reconhecimento
Autoridade Palestina quer reconhecimento da ONU como Estado não membro

Brasília – O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, informou hoje (19) que pedirá na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no dia 27, o reconhecimento da Palestina como Estado não membro da entidade. “Estamos determinados, apesar de todas as pressões e confio que todos nos apoiarão”, disse ele, na rede social Facebook.

A Assembleia Geral da ONU será aberta no dia 25 e a presidenta Dilma Rousseff discursará. Ontem (19) o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, reiterou que a questão envolvendo palestinos e israelenses está entre as preocupações da política externa brasileira. O Brasil é favorável à autonomia do Estado da Palestina.

Atualmente a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) está classificada na ONU como entidade observadora sem direito a voto. Abbas quer que a organização passe a ser classificada pelo estatuto da organização como sendo “Estado não membro”, denominação utilizada para o Vaticano, assim terá acesso a agências e organismos internacionais das Nações Unidas, inclusive judiciais.

Para obter a condição de Estado não membro da ONU, a ANP tem de conseguir a maioria qualificada dos votos durante a assembleia geral. As Nações Unidas têm 193 integrantes. O cálculo, baseado em declarações de autoridades estrangeiras, é que a Palestina é reconhecida por 130.

Porém, a apelação de Abbas sofre resistências da delegação dos Estados Unidos, no Conselho de Segurança. Os norte-americanos são aliados históricos de Israel, que não aceita o conceito de Estado não membro para a Palestina.


*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay // Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário