one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O governador Geraldo Alckmin

Imagem:

Compartilhar:

Alckmin defende ação da polícia que terminou com nove mortes na Grande São Paulo

Criado em 12/09/12 17h31 e atualizado em 12/09/12 20h18
Por Daniel Mello Fonte:Agência Brasil

Geraldo Alckmin
O governador Geraldo Alckmin (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

São Paulo – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, defendeu hoje (12) a ação das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) que resultou na morte de nove pessoas ontem na Grande São Paulo. A operação, que envolveu 40 homens, tinha o objetivo de impedir a realização de um tribunal do crime organizado para julgamento e execução de um acusado de estupro.

Segundo a Polícia Militar, ao menos oito criminosos morreram ao reagir à ação policial, tese endossada pelo governador. “Quem não reagiu, está vivo”, disse Alckmin. “Você tem em um carro quatro: dois morreram, dois estão vivos, [pois] se entregaram”, exemplificou, detalhando a ação.

Saiba mais:

Ouvidoria da polícia considera preocupante ação da Rota que terminou em nove mortes em São Paulo

Em nove meses, número de PMs mortos em São Paulo é 40% maior que em 2011

De acordo com o governador, a Rota foi acionada por ser uma unidade mais preparada para esse tipo de enfrentamento. “Sempre que você tem casos de muito armamento, vários criminosos, organização criminosa, a Rota é exatamente para isso”, disse ao justificar o uso do batalhão de elite em vez do policiamento local de Várzea Paulista (SP).

O comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Roberval Ferreira França, negou que a ação tenha sido motivada pelos casos de execuções de policiais ocorridos nos últimos meses. Em nove meses foram mortos 67 membros da corporação em todo o estado, 40% mais do que em todo ano de 2011. De acordo com o coronel, a operação foi motivada por uma denúncia anônima.

Para o especialista em segurança pública e pesquisador da Fundação Getulio Vargas, Guaracy Mingardi, a polícia de São Paulo está envolvida em um ciclo de vinganças contra o crime organizado.“Isso é uma quebra do regime democrático de direito, que você não pode deixar acontecer”, disse.

O problema tem origem, de acordo com Mingardi, em 2006, quando uma organização criminosa (Primeiro Comando da Capital - PCC) que atua nos presídios de São Paulo começou a atacar policiais e a população. Naquela ocasião foi feito, segundo ele, um acordo implícito entre o crime e o governo para cessar a violência. Esse acordo, que Mingardi classifica como um erro, teria sido quebrado de alguma forma este ano, aumentando a violência, tanto do crime, como da polícia.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário