one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


greve

Imagem:

Compartilhar:

Bancários do Distrito Federal decidem entrar em greve a partir de amanhã

Criado em 17/09/12 21h07 e atualizado em 18/09/12 11h09
Por Stênio Ribeiro Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Agência do Bradesco coberta com adesivos da greve
A pauta da greve é comum a trabalhadores de bancos públicos e privados (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)

Brasília – Terminou há pouco a assembleia dos bancários do Distrito Federal na qual decidiram aderir à greve nacional da categoria, a partir de amanhã (18). Eles querem reajuste de 10,25% dos salários, mas a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), braço sindical dos banqueiros, ofereceu só 6%, que cobrem apenas a inflação dos últimos 12 meses, com sobra de 0,58% de ganho real.

Além da “oferta irrisória”, de acordo com o presidente do sindicato, Rodrigo Lopes Britto, os bancários reivindicam também piso salarial de R$ 2.416,38, maior participação nos lucros e resultados (PLR) dos bancos, criação de planos de cargos e salários, pagamento de auxílio-educação para graduação e pós-graduação. Querem, ainda, previdência complementar, auxílio refeição de R$ 622, auxílio creche, mais contratações e proteção contra demissões imotivadas, fim das metas operacionais abusivas, combate ao assédio moral, mais segurança e igualdade de oportunidades.

Leia também:

Como pagar as contas com os bancos fechados

A pauta é comum a trabalhadores de bancos públicos e privados, pois todos almejam melhores condições de trabalho e maiores ganhos. Mas os funcionários da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil têm pautas específicas. O pessoal do BB está focado na diminuição da jornada diária de trabalho para seis horas, sem redução de salário, enquanto os economiários da Caixa pregam a necessidade de elevar o quadro atual de 89 mil funcionários para 100 mil até o final do ano que vem, e a diretoria do banco estipulou 95 mil.

Para Jair Ferreira, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa, 100 mil “é o número mínimo necessário para suprir as atuais carências, considerando-se ainda as 500 novas agências que o banco pretende abrir até fim de 2013”. Além disso, a carga de trabalho tem aumentado muito, segundo ele, por causa do cumprimento de demandas sociais que o governo atribui à Caixa e da política de redução dos juros.


Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário