one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dilma durante discurso na Conferência das Nações para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho, no Rio de Janeiro

Imagem:

Compartilhar:

Dilma viaja a Nova York no domingo onde discursará na ONU

Criado em 17/09/12 13h36 e atualizado em 17/09/12 14h12
Por Renata Giraldi Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Dilma discursa em Conferência da ONU
Dilma durante discurso na Conferência das Nações para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho, no Rio de Janeiro (Fabio Rodrigues Pozzebom)

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff viaja no próximo domingo (23) para Nova York, onde discursa na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Dilma ainda prepara o discurso. Mas a disposição da presidenta é ressaltar vários aspectos do cenário internacional – como os impactos da crise econômica – e do regional, como a manutenção do apoio para a reconstrução do Haiti e os avanços obtidos na Conferência das Nações para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho, no Rio de Janeiro.

Dilma pretende destacar que os esforços para o combate à crise econômica internacional devem manter as metas de inclusão social. Também vai defender a necessidade de garantir apoio às vítimas de situações de crise, como é o caso da população síria. A questão da busca da paz por meio do diálogo entre palestinos e israelenses é considerada essencial pela presidenta.

A assessoria da presidenta foi procurada por enviados de vários presidentes e primeiros-ministros estrangeiros para reuniões bilaterais. Mas, por enquanto, confirmou apenas um encontro com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que deve ocorrer antes da abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 25.

Não há confirmação de encontros com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em campanha pela reeleição, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, principal negociadora da União Europeia com os países que mais sofrem os impactos da crise econômica internacional.

No entanto, no retorno a Brasília está confirmada a reunião da presidenta com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron. Ambos se encontram no dia 27, às 15h, no Palácio do Planalto. Em seguida, haverá uma declaração à imprensa – quando os repórteres não fazem perguntas, apenas as autoridades se manifestam.

Com o primeiro-ministro britânico, Dilma deverá conversar sobre os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, a partir das experiências das Olimpíadas de Londres deste ano. Para as autoridades brasileiras, os Jogos em Londres foram um exemplo de transparência e inclusão social. A ideia é seguir uma fórmula semelhante no Brasil. Também está em pauta a possibilidade de ampliar os projetos referentes ao programa Ciência sem Fronteiras.

Depois de Cameron, no dia 28, Dilma se reúne com o presidente do Egito, Mouhamed Morsi. Eleito em junho, Morsi escolheu o Brasil como primeiro país a ser visitado por ele nas Américas. Crítico da violência na Síria e primeiro presidente eleito no Egito, depois de mais de três décadas de o país estar sob poder Hosni Mubarak; Morsi tenta um discurso conciliatório interna e externamente.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário