one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A ferramenta vai acompanhar também as metas de redução de emissão de carbono dos estados.

Imagem:

Compartilhar:

Discussões sobre mudança climática reúnem em Brasília representantes de vários países

Criado em 15/09/12 10h47 e atualizado em 15/09/12 14h20
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Meio ambiente
Líderes de países em desenvolvimento se reúnem para discuti mudança do clima (Creative Commons)

Brasília – Autoridades e especialistas do Brasil, da África do Sul, da Índia e da China, países que formam o grupo denominado Basic, reúnem-se nos próximos dias 20 e 21 em Brasília para uma série de discussões sobre mudanças climáticas. Também foram convidados representantes da Argentina, Argélia, de Barbados e do Catar. É uma reunião preparatória à 18ª Conferência das Nações Unidas para o Clima em Doha, no Catar, chamada de COP18, no fim de novembro.
 
Os debates fazem parte das negociações relativas à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Os ministros Antonio Patriota, das Relações Exteriores, e Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, devem participar das discussões, que ocorrerão no Itamaraty.

Criado em 2007, o Basic é um grupo informal de coordenação para as negociações sob a UNFCCC. A ideia é definir uma posição comum sobre os principais temas em pauta. A expectativa é que seja divulgado um comunicado conjunto ao fim da reunião.

O termo mudança do clima refere-se às variações climáticas em escala global e regional. As variações causam alterações de temperatura, precipitação, nebulosidade e vários  fenômenos climáticos e podem alterar as características climáticas de uma maneira a modificar sua classificação didática

Segundo especialistas, o Basic tem trabalhado na elaboração de uma resposta sobre o aquecimento global. As discussões baseiam-se em dois grandes debates – as metas para a redução de emissões de gases dos países desenvolvidos, válidas a partir de 2012, e as ações nas áreas de mitigação, adaptação, financiamento e tecnologia.

Para as autoridades do Brasil, é fundamental buscar alternativas que viabilizem uma resposta global, respeitando as regras e metodologias sólidas, garantindo a integridade ambiental e distinguindo as obrigações dos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Em agosto de 2011, na reunião anterior do Basic, as autoridades reiteraram a importância de atingir um resultado amplo, equilibrado e ambicioso em busca do desenvolvimento sustentável. Na reunião, foi aprovado um comunicado conjunto estabelecendo os compromissos e metas do grupo.

No texto, os ministros advertiram sobre a preocupação com medidas unilaterais na área de mudança do clima. O alerta foi uma referência à decisão adotada pela União Europeia  de incluir o setor de aviação no Esquema Europeu de Comércio de Emissões, acrescentando voos de companhias não europeias com destino e partida em território europeu.

Para as autoridades, é fundamental que os governos supervisionem o Fundo Verde Clima que pretende arrecadar cerca de US$ 100 bilhões dos países desenvolvidos e destinar esses recursos, a partir de 2020, aos países em desenvolvimento para mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Na reunião, os ministros lembraram a  importância de assegurar o aumento de financiamento até e depois de 2020.

No ano passado,os integrantes do Basic destacaram também que vários países em desenvolvimento vêm aumentando sua contribuição para buscar a redução da emissão de gases. Os ministros reconheceram a necessidade de incrementar as ações de combate ao desmatamento e à degradação florestal, por meio de práticas sustentáveis de manejo.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário