one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


São Paulo (SP)

Imagem:

Compartilhar:

Frente fria chega a São Paulo e não causa chuvas

Criado em 13/09/12 15h33 e atualizado em 13/09/12 16h10
Por Marli Moreira Fonte:Agência Brasil

Prédios do centro de São Paulo
No último domingo (9), a cidade de São Paulo registrou o recorde de calor deste inverno, com os termômetros indicando 33,3 ºC (Foto: Wikimedia/Creative Commons)

São Paulo - Duas passagens de uma frente fria com fraca intensidade ajudaram a quebrar o desconforto do ar muito seco na região leste do estado de São Paulo, mas persiste o cenário de falta de chuvas significativas, principalmente, no interior. Na capital, os índices pluviométricos ficaram abaixo de 1 milímetro, e em todo o estado não chove há 57 dias.

É o mesmo número de dias sem chuva registrado em 1994, com chances de se atingir ou até mesmo superar a pior seca dos últimos 37 anos. De acordo com a série histórica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 1975 o período de estiagem durou 60 dias.

O recorde ocorreu em 1985, com 78 dias. Além de seco, o inverno deste ano é o mais quente dos últimos sete anos, com a  temperatura em 1,5 grau Celsius (ºC) acima da média. Em 2005, foi registrado 1,8 ºC acima da média e o recorde se deu em 2002, quando a marca chegou a 2,4 ºC.

A meteorologista Neide Oliveira, do Inmet, avalia ser comum a estiagem prolongada entre o começo do inverno até este período que antecede a primavera, mas não com temperaturas elevadas que ressecam o ar.

No último domingo (9), a cidade de São Paulo registrou o recorde de calor deste inverno, com os termômetros indicando 33,3 ºC. A média de chuva para setembro é de 74,8 milímetros e até agora não há registro nas estações meteorológicas, porque os índices ficaram abaixo de 1 milímetro.

Entre hoje (13) e o próximo domingo (16), um vento marítimo deve se espalhar por algumas áreas da região Sudeste, segundo informou Ludmila Souza, meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“Deveremos ter mais umidade no ar com nebulosidade no começo da manhã e ar mais seco à tarde, com possibilidades de chuva fraca de forma isolada nas faixas litorâneas de São Paulo, Rio de Janeiro e norte do Paraná, mas ainda com o predomínio de dias ensolarados”, prevê ela.

Por causa desse período de longa estiagem, os moradores da cidade de São Paulo têm enfrentado o desconforto de ar muito seco e poluição. Mas, hoje (13) a umidade relativa do ar estava em 88% no começo do dia, com previsão de  ficar em torno de 60% no período da tarde, nível mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Já em relação ao abastecimento de água, por enquanto não há risco de racionamento, conforme garantiu a Sabesp, empresa responsável pelo tratamento e distribuição. De acordo com a empresa, a produção média atingiu 2,5 metros cúbicos por segundo, no último mês de agosto, com um aumento de 3,5% sobre o volume do mesmo mês, em 2011.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário