one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Caso nenhum magistrado mude de voto, o deputado será condenado.

Imagem:

Compartilhar:

Gilmar Mendes descarta politização no julgamento do mensalão

Criado em 25/09/12 18h31 e atualizado em 25/09/12 18h58
Por Débora Zampier Edição:Lana Cristina Fonte:Agência Brasil

Maioria dos ministros do STF condena deputado João Paulo Cunha no processo do mensalão
Gilmar Mendes descartou politização no julgamento do mensalão (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Brasília – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje (25) que não concorda com a tese de que o julgamento da Ação Penal 470, o processo conhecido como do mensalão, esteja sendo politizado.

O ministro comentou conteúdo de nota divulgada na semana passada por seis partidos da base governista: PT, PMDB, PSB, PCdoB, PDT e PRB.

“O que se queixa é de excesso de detalhes, provas existentes [...]. Vocês viram alguma politização ou partidarização? Me parece que não”, disse o ministro a jornalistas, ao chegar ao STF nesta tarde. Mendes ainda criticou o tom da nota dos partidos aliados. “Basta ver as referências que fizeram a dados históricos de 1964 para verificar que, aparentemente, essas pessoas que fizeram a nota estão distantes da realidade”.

O ministro ainda entendeu que a presidenta da República, Dilma Rousseff, foi precipitada ao responder as referências feitas recentemente pelo relator do processo, Joaquim Barbosa, a depoimento que ela deu à Justiça quando era ministra de Minas e Energia. “Imagine se cada vez que um  tribunal tiver que se debruçar sobre depoimentos, buscar a interpretação autêntica do depoente [...]. Imagina o que vai representar isso? Isso é apenas um incidente neste processo, um desenvolver de provas e tudo mais. Não tem o menor significado no contexto geral”.
 
Para Mendes, a interpretação do depoimento da então ministra, Dilma Rousseff, não terá impacto no julgamento da Ação Penal 470, “até porque o depoimento dela vale como todos os outros”.

Edição: Lana Cristina

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário