one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A trabalhadora doméstica, Ana Vaz Cardoso.

Imagem:

Compartilhar:

Norma da OIT sobre trabalhadores domésticos entra em vigor em um ano

Criado em 05/09/12 16h56 e atualizado em 05/09/12 19h25
Por Carolina Sarres Fonte:Agência Brasil

o diretor-geral da OIT, Juan Somavia
o diretor-geral da OIT, Juan Somavia, comenta a norma. (Marcello Casal Jr/Abr)

Brasília – Em um ano entrará em vigor a Convenção 189 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre as Trabalhadoras e os Trabalhadores Domésticos, primeira norma internacional que trata especificamente dos direitos dessa categoria. O documento foi ratificado hoje (5) pelas Filipinas, o segundo país a aderir à norma, depois do Uruguai, que acatou a convenção em junho de 2012. Todas as normas da OIT entram em vigor um ano depois de terem sido ratificadas por dois países.

O Brasil ainda não ratificou a convenção, que tramita noMinistério do Trabalho e Emprego (MTE). O documento deve passar pela aprovação do Congresso Nacional e ter decreto presidencial para valer nacionalmente e ser ratificada no âmbito da OIT. Não há prazo para que isso ocorra, mas não há obrigatoriedade do pais aderir à norma, mesmo após a entrada em vigor da Convenção 189.

Essas normas são obrigatórias apenas aos Estados que ratificarem a convenção – no caso, daqui a um ano, serão vinculantes ao Uruguai e às Filipinas, caso nenhum outro país a ratifique. Se outros membros da OIT adotarem a norma depois desse prazo de 12 meses, as regras estarão vigorando automaticamente.

"A ratificação de hoje por parte das Filipinas envia um forte sinal a milhões de trabalhadores no mundo que estarão protegidos assim que a convenção entrar em vigor. Espero que este sinal também chegue aos outros Estados membros e que logo vejamos mais e mais países assumindo o compromisso de proteger os direitos dos trabalhadores domésticos", disse, em nota, o diretor-geral da OIT, Juan Somavia.

De acordo com a organização, o setor dos empregados domésticos ainda é insuficientemente regulamentado e, em grande parte, informal. Dados da OIT mostram que há cerca de 53 milhões de pessoas atuando na área. Devido à informalidade e à falta de regulamentação, estima-se que esse número possa chegar a 100 milhões de pessoas.

Na convenção são estabelecidos direitos fundamentais que devem ser comuns a trabalhadores doméstico, como horas de trabalho razoáveis; pagamento de salário mínimo, onde houver; descanso semanal de no mínimo 24 horas consecutivas; esclarecimento prévio sobre termos e condições do emprego, respeito à liberdade sindical e direito à negociação coletiva.

O documento é organizado em 27 artigos, que tratam de definições do termo, direitos humanos e fundamentais do trabalho, proteção contra abusos, condições equitativas, contratos de trabalho, proteção a trabalhadores migrantes, moradia, jornada de trabalho, remuneração mínima, proteção social, medidas de saúde e segurança, agenciamento de emprego doméstico, acesso a instâncias de solução de conflitos e inspeção do trabalho.

No Brasil, paralelamente à tramitação da Convenção 189, discute-se a aprovação do Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 478, a PEC das Domésticas, em que são propostas mudanças na legislação brasileira relacionadas à ampliação do direito dos trabalhadores domésticos, como a garantia de jornada de trabalho, pagamento de hora-extra, de auxílios e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A PEC seria uma antecipação do Brasil em relação às orientações contidas nas normas da OIT. A votação da proposta no plenário da Câmara foi adiada no final de agosto e está prevista a possibilidade de nova votação para esta semana.

“Temos muita expectativa em relação à aprovação dessas normas [Convenção 189 e PEC das Domésticas] e esperamos que a sociedade tenha a sensibilidade para entender a importância desses trabalhadores, que fazem que seja possível que todos os dias homens e mulheres deixem suas casas para trabalhar”, disse o presidente em exercício da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Francisco Xavier.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário