one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Encontro no Rio reúne jovens em busca do primeiro emprego

Imagem:

Compartilhar:

Pequenas empresas geraram quase 80% dos empregos de julho

Criado em 04/09/12 18h42 e atualizado em 04/09/12 20h19
Por Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Carteira de trabalho
Saldo líquido de empregos com carteira assinada foi de 142.496 postos de trabalho (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)

Brasília – As pequenas empresas com até 100 empregados responderam por 77,3% do saldo líquido de empregos gerados no mês de julho, de acordo com pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) baseada na base de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A informação foi divulgada pelo presidente do Sebrae, Luiz Barreto. Segundo ele, o resultado mostra que as micro e pequenas empresas (MPE) continuam sustentando o crescimento do mercado de trabalho interno, principalmente no setor de serviços. No seu entender, os pequenos negócios são o motor da economia brasileira, que “já mostra sinais de recuperação”.

A pesquisa do Sebrae constatou que as MPE contribuíram de forma expressiva para o saldo positivo de empregos em todos os setores, com destaque para as microempresas com até quatro empregados, que geraram 81,4% das vagas. As empresas prestadoras de serviço contribuíram com 27,4% do total de empregos das MPE, seguidas pelo comércio (19,9%) e pela construção civil (16,6%).

Segundo informações do Caged, o saldo líquido de empregos com carteira assinada foi de 142.496 postos de trabalho, ou 0,37% a mais que no mês anterior (junho). Graças a esse desempenho, o país mantém a dinâmica de geração de emprego formal. Nos últimos 12 meses, até julho, foram gerados 1,54 milhão de empregos – um crescimento de 4,09% do contingente de assalariados, comparado ao período de agosto de 2010 a julho de 2011.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário