one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidente do IPEA defende novo “federalismo social” para integrar políticas de desenvolvimento

Imagem:

Compartilhar:

IPEA defende políticas públicas com menos influência partidária

Criado em 18/09/12 15h53 e atualizado em 18/09/12 16h29
Por Guilherme Jeronymo Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Enchente Manaus
Presidente do IPEA defende novo “federalismo social” para integrar políticas de desenvolvimento (Diego Oliveira - Portal Amazônia)

Rio de Janeiro – O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, defendeu a entrada do país em um novo “federalismo social”, durante a abertura da 1ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional (CEDR) Lysia Bernardes, fase fluminense das rodadas preparatórias da 1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR).

Esta “nova fase”, segundo o economista, corresponde à aproximação entre estados e governo federal para atuarem de forma mais integrada, reduzindo a influência de questões partidárias. Para Neri, essas condições são necessárias para a constituição de políticas perenes de desenvolvimento regional.

O evento foi aberto ontem (17) e tem atividades previstas até amanhã (19). Este ano, a CEDR foi realizada conjuntamente à fase local da Conferência do Desenvolvimento (Code) do Ipea, conforme acordo firmado em abril com o Ministério da Integração Nacional.

A aproximação das políticas federativas também foi defendida como prioritária pelo secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Sergio Duarte de Castro, que apontou a necessidade de trazer a questão regional para o centro de debates públicos. Segundo ele, a omissão é “responsável por uma das grandes dívidas históricas brasileiras, a disparidade no desenvolvimento regional”.

O Rio de Janeiro sedia a sétima etapa estadual da CNDR. As demais ocorrem até o começo de outubro, chegando aos 26 estados e ao Distrito Federal, em eventos conjuntos com a Code. Em novembro se darão as etapas macrorregionais e, na primeira quinzena de dezembro, ocorrerá a conferência nacional, que tem como principal objetivo a criação de uma nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

A conferência no Rio de Janeiro homenageia a geógrafa Lysia Bernardes, morta na década de 1990, que pesquisou sobre desenvolvimento regional e planejamento urbano, entre outros temas.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário