one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Propaganda para as eleições municipais segue até quatro dias antes do primeiro turno

Imagem:

Compartilhar:

Propaganda eleitoral móvel no Rio será recolhida após as 22 horas

Criado em 14/09/12 18h50 e atualizado em 05/01/15 11h22
Por Agência Brasil Edição:Davi Oliveira

 

Rio de Janeiro - O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) determinou que as companhias de limpeza urbana dos 92 municípios fluminenses retirem toda a propaganda eleitoral móvel deixada na via pública após as 22h. A determinação foi aprovada por unanimidade e repassada aos juízes eleitorais responsáveis pela fiscalização da propaganda eleitoral em todo o estado.  

Segundo o juiz responsável pela fiscalização de propaganda eleitoral do TRE-RJ, Luiz Fernando Pinto, a empresa responsável pela remoção na capital fluminense é a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb). A decisão foi tomada na sessão plenária de ontem (13) do tribunal.

“Mandei um ofício ontem para a companhia de limpeza, que já retirou muito material das 22h30 até quase 5h da manhã. No oficio, orientei ao cumprimento da decisão do TRE determinando que a Comlurb retirasse, a partir desta data e até o término das eleições, toda a propaganda eleitoral contrária aos parágrafos 6º e 7º do Artigo 37 da Lei 9.504”, acrescentou o magistrado.

O Parágrafo 6º dispõe que é permitida a colocação de cavaletes, cartazes, bonecos, bandeiras e mesas para distribuição de material de campanha ao longo das vias públicas, contanto que sejam móveis e que não dificultem o bom andamento e o trânsito de pessoas e veículos. Já o Parágrafo 7º informa que a mobilidade é caracterizada pela colocação e retirada dos meios de propaganda entre 6h e 22h.

O juiz disse que a medida se mostrou necessária para o período noturno, considerado o momento mais crítico para a fiscalização. “Eles [os materiais de campanha] já ficam na rua o dia inteiro. Essa medida foi para cobrir esse outro lado da fiscalização”, acrescentou.   

Na sessão plenária, o presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, recomendou aos magistrados que aumentem o rigor na fiscalização da propaganda eleitoral. O objetivo da solicitação, segundo explicou, é coibir a massificação da propaganda por cavaletes e placas, detectada neste mês, com a proximidade das eleições. “A Justiça Eleitoral não vai ficar inerte a qualquer tipo de afronta dos candidatos”, alertou.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário