one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense

Imagem:

Compartilhar:

Candidatos em Nova Iguaçu (RJ) ainda debatem municipalização de hospital

Criado em 28/10/12 16h55 e atualizado em 05/01/15 10h04
Por Nielmar de Oliveira Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

 

Rio de Janeiro - Os candidatos em Nova Iguaçu, a atual prefeita  Sheila Gama (PDT) e o ex-prefeito e atual deputado federal Nelson Bornier (PMDB), votaram praticamente no mesmo horário, por volta das 10h de hoje (28), firmando posições contrárias em relação a um dos principais temas destas eleições: a municipalização do Hospital Geral de Nova Iguaçu, conhecido como Hospital da Posse.

Nelson Bornier foi categórico quanto ao que fará caso venha de fato a ganhar as eleições: “Meu primeiro ato ao assumir o governo será entrar no Hospital da Posse. Assumir de fato a administração do hospital, que, embora municipalizado, está abandonado pela atual administração”.

Sheila Gama lamentou a municipalização do hospital, ocorrida em 2012, antes uma unidade federal. “Lamentável o Hospital da Posse ter sido municipalizado, porque o ônus da administração ficou todo com Nova Iguaçu. A gente paga pela gestão e o hospital atende a toda a Baixada Fluminense. E nós temos a garantia do governo federal de trazer mais recursos, mais condições de gestão para a unidade”.

A menos de uma hora do encerramento da votação em Nova Iguaçu, as eleições transcorriam sem nenhum incidente de maior relevância, apesar da expectativa que levou o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro a solicitar a presença das Forças Armadas por ocasião do primeiro turno.

A expectativa foi mantida para este segundo turno, agora sem a presença das Forças Armadas, mas com reforço significativo de policiais militares. A segurança do pleito no município contou com a presença de 1.770 homens da Polícia Militar – um aumento de 36% em relação ao primeiro turno.

Nas principais ruas e avenidas do centro da cidade, cinco policiais pelo menos faziam o policiamento ostensivo em cada seção eleitoral. A região, no entanto, apresentava situação de absoluta normalidade, com ruas vazias e pouco movimento a partir do meio-dia, uma vez que os eleitores optarem por votar na parte da manhã.

Nos bairros periféricos, a situação era diferente: muitos eleitores se aglomeravam em animados bate-papos em torno dos principais centros de votação. Este foi o caso, por exemplo, do Ciep-352 Senador Severo Gomes, na Rua Francisco Baroni s/no, bairro de Santa Rita.

No local, o maior centro de votação da cidade, estão concentradas 18 urnas de nove seções eleitorais e cadastrados 7.044 eleitores. O movimento de entra e sai durou praticamente todo o dia, mas só houve um incidente, sem maiores consequências: uma pane na urna eletrônica da Seção 132. A urna foi reparada pelos técnicos do TRE e nenhum voto foi perdido.

Edição: Davi Oliveira
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário