one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vigilância em Saúde investiga casos de bebês nascidos em uma mesma maternidade em Campinas que estão com tuberculose

Imagem:

Compartilhar:

Campinas confirma cinco casos de tuberculose em bebês

Criado em 09/10/12 16h38 e atualizado em 09/10/12 17h38
Por Marli Moreira Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Bebê
Vigilância em Saúde investiga casos de bebês nascidos em uma mesma maternidade em Campinas que estão com tuberculose (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

São Paulo – O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas, a 90 quilômetros da capital paulista, informou hoje (9) que foram confirmados mais dois casos de bebês que contraíram  tuberculose no município. Os dois nasceram na maternidade particular Madre Theodora.

O surgimento de casos da doença começou a ser investigado pelo Devisa após a Vigilância Epidemiológica do Estado informar sobre três bebês infectados no município. Em comum, havia o fato de que se tratava de bebês nascidos na Madre Theodora, entre fevereiro e maio deste ano. Com a confirmação dois novos casos, sobe para cinco o número de infectados na instituição.

Mais 13 exames identificaram a presença do bacilo de koch e há três casos suspeitos sob análise. Segundo o Devisa, os exames que começaram a ser no dia 25 de setembro em 354 crianças nascidas naquela maternidade vão continuar até o dia 22 deste mês. Até a última sexta-feira (5), tinham sido submetidos aos exames 166 bebês.

O hospital informou que, após receber a notificação da Vigilância Epidemiológica do Estado, descobriu que uma técnica de enfermagem estava com a doença. Ela foi afastada e os demais funcionários foram submetidos a exames de raio X e de Derivado de Proteína Purificada (PPD) .

Em nota, a maternidade informou que não há nenhum outro caso de tuberculose na instituição. O passo seguinte foi levantar a lista de bebês que tiveram contato com a funcionária. São os 354 bebês que estão sendo examinados.

De acordo com a maternidade, o número de infectados pelo bacilo de koch que desenvolvem a doença fica entre 5% e 10%. Em crianças, o diagnóstico é mais difícil porque elas não apresentam os sintomas característicos, como febre vespertina, tosse reprodutiva, sudorese noturna e emagrecimento e, sim, problemas pulmonares e dificuldade em ganho de peso.

Dados do Ministério da Saúde indicam que, no ano passado, a incidência de tuberculose estava em torno de 36 novos casos a cada 100 mil habitantes, bem abaixo dos números de dez anos antes, quando a proporção estava em 42,8 por 100 mil habitantes.

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário