one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, diz que governo também pretende reduzir tarifa de gás

Imagem:

Compartilhar:

Comissão de Ética arquiva processos contra ministro Fernando Pimentel

Criado em 22/10/12 18h54 e atualizado em 22/10/12 19h21
Por Sabrina Craide Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel
Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, era investogado pela Comissão de Ética da Presidência (Valter Campanato/ABr)

Brasília – A Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu hoje (22) arquivar duas investigações sobre a conduta do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Em uma das investigações, referente ao uso do avião fretado pelo empresário João Dória Júnior, para participar de um encontro empresarial na Itália, em outubro do ano passado, a comissão entendeu que o ministro não tinha outra opção alternativa para comparecer ao evento.

“Ele não tinha outra opção. Ou ele ia no avião, ou faltava ao compromisso. Então, nós arquivamos, inclusive porque há uma resolução da comissão que diz que as autoridades podem, em certos casos, usar aviões de patrocinadores de evento, desde que eles não tenham nenhum interesse que esteja sob julgamento desta autoridade. E, no caso, não tinha”, explicou o presidente interino da comissão, Américo Lacombe.

A segunda investigação, sobre a prestação de consultorias feita por Pimentel em 2009 e 2010, também foi arquivada. Segundo Lacombe, na ocasião, Pimentel atuou como economista, não como ministro, nem como prefeito de Belo Horizonte. “A quantia que ele recebeu foi pequena. Em dois anos, R$ 50 mil por mês, qualquer profissional liberal ganha isso. Não é nada de extraordinário, não multiplicou seu patrimônio por 20”, justificou o conselheiro.

Lacombe disse que o novo presidente da Comissão de Ética só será escolhido depois que a composição estiver completa, com sete conselheiros – ainda falta a indicação de três membros, pela presidenta Dilma Rousseff. No mês passado, o então presidente, Sepúlveda Pertence, renunciou ao cargo.

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário