one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tragédia aconteceu na manhã de quirta-feira na zona oeste do Rio de Janeiro

Imagem:

Compartilhar:

Diretor da escola invadida por atirador em Realengo anuncia aposentadoria

Criado em 15/10/12 07h31 e atualizado em 15/10/12 08h14
Por Isabela Vieira Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Escola Tasso da Silveira, em Realengo
Professores receberam apoio psicológico para superar o trauma. (Divulgação/Shana Reis/ Governo do Estado do Rio de Janeiro)

Rio de Janeiro - A aposentadoria  está programada para 2013 e a sensação é de dever cumprido. Assim, o diretor da Escola Municipal Tasso da Silveira, Luis Marduk Bráz, de 57 anos, há quatro anos na função e há 30 na escola, começa a se despedir. Por causa da tragédia que vitimou 12 alunos no colégio, em Realengo (RJ), vítimas de um atirador, ele adiou a aposentadoria para o próximo ano.

Em comemoração pelo Dia do Professor, lembrado hoje (15) mas realizado na última quarta-feira (10), Luis Marduk fez uma pausa para falar com a Agência Brasil. Ele liderou o esforço de recuperação do colégio e revela como tem trabalhado para superar o trauma: “Nossa relação é mais que profissional, é de confiança. Foi isso que norteou nossa resistência”.

Passada a tragédia, o medo era que os alunos e professores abandonassem o colégio e que a Tasso da Silveira ficasse manchada na comunidade. O que ocorreu, no entanto, foi o contrário: “Professores aposentados, de licença, todos vieram nos ajudar. Em uma situação de emergência, toda oferta era bem-vinda”. Para Marduk, a coesão que existia ante da tragédia fez a diferença.

A mesma opinião tem a professora Vanessa Duarte, da 1ª à 4ª série, há 11 anos no colégio, “A escola já era muito boa antes e isso favoreceu”. Também contribuiu o tratamento psicológico que muitos profissionais ainda recebem. Nos meses seguintes ao incidente, uma equipe especializada em neuropscologia desembarcou de Recife para tratar o corpo discente.

A reforma total das instalações foi outro marco. Apesar de conviver com meses de barulho e poeira, o professor de história Jorge Willian da Costa Lino disse que a mudança foi fundamental para enterrar as lembranças do episódio. A sala de aula atacada teve parede derrubada e deu lugar a uma passagem para o prédio anexo, com sala de informática, laboratório de ciências e auditório.

As demais salas receberam novos armários, quadros, murais, instalação para projetores e aparelhos de ar condicionado. “A tragédia foi gigantesca, entendíamos que a reforma era necessária para amenizar o problema e ajudar a comunidade a  não perder o amor pela escola”, disse Vanessa.  “Na verdade, a gente conseguiu resgatar uma história que tem há anos”, completou Jorge.

Os professores  não receberam capacitação extra, mas a visibilidade do colégio na mídia e a atenção dada tanto pela Secretaria Municipal de Educação, quanto por pessoas famosas como artistas e jogadores de futebol, deu fôlego. Porém, o mais importante, lembram, “é a união e o sentimento de pertencimento”, diz Jorge. “A direção sempre fez um bom trabalho”, acrescentou Vanessa.

A Tasso da Silveira tem 1,1 mil alunos e está lotada. Continua sendo referência no bairro de Realengo, na zona norte do Rio. “Nosso grande desafio e preocupação,é sustentar a qualidade depois desse terrível acidente. Vou deixar como um legado importante. Saio desse desafio muito orgulhoso de minha equipe e de nossa superação”, declarou Luis Marduk.

Edição: Graça Adjuto
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário