one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cinco de sete capitais pesquisadas têm aumento da inflação

Imagem:

Compartilhar:

Economia da América Latina e Caribe deve crescer mais em 2013

Criado em 02/10/12 12h18 e atualizado em 02/10/12 13h43
Por Kelly Oliveira Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Brasília – A economia da América Latina e do Caribe deve crescer mais em 2013. A estimativa é que a região apresente crescimento de 4% no próximo ano, segundo relatório divulgado hoje (2) pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

Para este ano, a projeção para a região caiu de 3,7% para 3,2%. No caso do Brasil, o relatório destaca que o país “experimentou um processo de desaceleração mais forte que os demais países durante o último semestre de 2011 e somente no início do segundo semestre de 2012 começaram a notar-se alguns sintomas de reativação. Na Argentina, a diminuição foi mais marcada durante o primeiro semestre de 2012”.

Segundo a secretária executiva da Cepal, Alicia Bárcena, em 2013, a expectativa para o Brasil e a Argentina, que têm peso considerável na economia da região, levou ao maior otimismo para o crescimento da região. “O crescimento se recuperará levemente em 2013, especialmente pelo maior crescimento do Brasil”, disse Alicia, ao apresentar o relatório Estudo Econômico da América Latina e do Caribe, em Santiago (Chile), com transmissão por meio de videoconferência no escritório da Cepal, em Brasília.

A projeção de crescimento da economia brasileira, este ano, passou de 2,7% para 1,6%. Para 2013, a estimativa é 4%. A Argentina deve crescer 2% este ano, ante a última estimativa de 3,5%. No próximo ano, a projeção para a Argentina é 3,5%.

Segundo o relatório, o consumo privado tem sido o principal impulsor da expansão regional, devido à evolução favorável do mercado de trabalho, do aumento do crédito e, em alguns casos, das remessas de recursos do exterior para os países da região. “Entretanto, o acentuado enfraquecimento da demanda externa e uma tendência decrescente dos preços da maioria dos principais bens básicos de exportação têm transformado o comércio exterior no principal canal de transmissão das crises internacionais para a economia da região”, informa a Cepal.

Em relação à inflação, o relatório indica que foi mantida a tendência de queda durante o segundo trimestre de 2012, com uma variação média acumulada em doze meses para junho, de 5,5%, valor mais baixo registrado desde novembro de 2010. Segundo a Cepal, isso ocorreu “graças ao menor crescimento dos preços dos alimentos”.

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário