one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A empresa Montman foi multada e interditada por despejo de óleo no Rio Calombé

Imagem:

Compartilhar:

Operação contra crimes ambientais interdita empresa e prende funcionário

Criado em 03/10/12 15h00 e atualizado em 03/10/12 16h37
Por Agência Brasil Edição:Lílian Beraldo

Operação Calombé
A empresa Montman foi multada e interditada por despejo de óleo no Rio Calombé (Luiz Morier/SEA)

Rio de Janeiro – Agentes da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), órgão ligado à Secretaria de Estado do Ambiente, fizeram na manhã de hoje (3) uma operação para combater crimes ambientais no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Durante a operação, os agentes percorreram e vistoriaram empresas com o objetivo de identificar, multar e interditar aquelas que desrespeitam o meio ambiente, despejando óleo e produtos químicos no Rio Calombé.

A empresa Monteman, que efetua a limpeza de caminhões-tanque e armazena os resíduos retirados dos veículos em reservatórios próprios, foi autuada e interditada, após serem constatadas irregularidades. A empresa estava com a licença ambiental vencida desde julho deste ano. Marcos Grilo, responsável pela empresa, foi detido e encaminhado à delegacia da região para prestar esclarecimentos.

Outra empresa vistoriada foi a Log Mix que faz o transporte de óleo diesel. No local, os policiais encontraram uma substância de cor rosa, em um reservatório dentro do estabelecimento. O mesmo componente químico foi jorrado no Rio Calombé.

A ação foi motivada após um vazamento de óleo causar um incêndio, no início deste mês, atingindo casas às margens no Rio Calombé e causando intoxicação em mais de 30 moradores da região. As empresas ficam próximas ao rio e fazem o trabalho de limpeza de óleo de tanques de navios, de caminhões-tanque e de depósitos de combustíveis.

De acordo com o secretário do Ambiente, Carlos Minc, as provas foram colhidas e serão analisadas pelos técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Instituto Carlos Éboli. Segundo ele, o material será recolhido e analisado para identificar sua composição. Se comprovado ser óleo diesel, a empresa poderá ser multada e interditada.

“Nós temos que combater permanentemente a impunidade ambiental. A nossa orientação não é só multar, é interditar, prender e abrir processo criminal. Essa [a empresa flagrada com uma substância rosa em seus reservatórios] é uma das empresas que vai bancar os R$ 20 milhões para a despoluição do Rio Calombé. Para doer no bolso”, afirmou Minc.

Essa foi a segunda operação de agentes da Cicca na região. No início do mês, a equipe de combate a crimes ambientais encontrou irregularidades em três das oito empresas vistoriadas. Todos os três estabelecimentos foram autuados e multados por poluição ambiental. Duas empresas também foram interditadas e seus diretores detidos e encaminhados à delegacia da região para prestar esclarecimentos. A multa para os crimes de poluição de rios e lagoas pode chegar a R$ 50 milhões.

Os agentes da coordenadoria contaram com o apoio da Secretaria de Segurança Pública, de policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e do Comando de Polícia Ambiental, além de técnicos do Inea e da prefeitura de Duque de Caxias. Até o fim do dia, mais empresas deve ser vistoriadas.

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário