one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Empresários do turismo cobram fundo garantidor para o setor

Criado em 24/10/12 20h15 e atualizado em 24/10/12 21h26
Por Guilherme Jeronymo Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – Na abertura da Feira de Turismo das Américas, representantes do setor defenderam a criação de um fundo garantidor para o setor, com o intuito de diminuir os impactos nos serviços devido problemas com companhias aéreas.

“Precisamos, acima de tudo, atingir um nível de qualidade mundial”, disse o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Antonio Azevedo, que destacou a importância do setor público para a resolução de problemas de regulação e capacitação, principalmente o papel estratégico da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O ministério do Turismo, Gastão Vieira, anunciou que uma das prioridades da pasta é o investimento em 12 projetos com foco na “melhoria da oferta e implantação de uma infraestrutura adequada”, que chamou de “PAC do Turismo”, em referência ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os recursos para os projetos estão sendo negociados com a Casa Civil e virão do orçamento de 2013. Parte irá para projetos pensados em destinos turísticos procurados, como Bahia e Espírito Santo.

Segundo o ministro, está em debate parceria com o Ministério das Relações Exteriores para facilitar a emissão de vistos para estrangeiros, paralela à tramitação de projetos sobre o tema no Congresso Nacional. Vieira ainda citou negociações com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) para a liberação de R$ 2 bilhões para o setor, por meio do Pró-Copa, além de ampliar o número de empresas com acesso às linhas de financiamento.

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, destacou o peso do turismo na economia dos estados nordestinos. “O mundo não vive bons momentos para a economia, e o Brasil sofre com a crise. O turismo é um dos setores que pode representar uma alternativa”, disse. Segundo dados do Ministério do Turismo, o setor é responsável por 9,8% do Produto Interno Bruto (PIB) da Região Nordeste, enquanto no Sudeste, por exemplo, representa 2,7% do PIB regional.

A feira de turismo começou hoje e vai até o dia 26.

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário