one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o governo não descansará enquanto o crescimento vigoroso não estiver novamente intrincado no país

Imagem:

Compartilhar:

Empresários pedem prorrogação de incentivos fiscais para Mantega

Criado em 31/10/12 20h25 e atualizado em 31/10/12 20h42
Por Wellton Máximo Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Guido Mantega
Empresários pediram continuação dos incentivos fiscais ao ministro Guido Mantega (Antonio Cruz/ABr)

Brasília – Representantes da indústria e do varejo pediram hoje (31) ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, a prorrogação de incentivos fiscais concedidos nos últimos meses. Na reunião do Grupo de Avanço da Competitividade (GAC), os empresários reivindicaram a extensão de benefícios para exportação, material de construção e investimentos de empresas com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, a principal reivindicação foi a prorrogação do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra). O regime, que prevê a devolução antecipada de até 3% do faturamento de exportadores para compensar a cobrança de tributos ao longo da cadeia produtiva, está previsto para acabar no fim do ano.

Os empresários reivindicaram ainda a prorrogação do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que também acabará em 31 de dezembro. Por meio do PSI, o BNDES fornece financiamento com juros baixos para a compra de bens de capital (máquinas e equipamentos usados na produção). As linhas de crédito especiais também financiam exportações e investimentos em tecnologia e inovação por parte das empresas.

A desoneração de Imposto sobre Produtos Industriais (IPI) para material de construção também foi abordada no encontro. Em agosto, o governo prorrogou o benefício até dezembro de 2013, mas, de acordo com Andrade, os empresários pediram que o incentivo seja estendido por mais tempo.

Prevista para acabar em dezembro, a redução de IPI para produtos da linha branca (geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos) não foi discutida na reunião do GAC. De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato, o assunto só será discutido a partir do fim de novembro, quando faltar um mês para o incentivo deixar de vigorar.

Segundo o presidente da CNI, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, prometeu analisar as reivindicações, mas não informou se o governo está disposto a acatar os pedidos.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário