one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Semana Nacional de C&T

Imagem:

Compartilhar:

Entidades apresentam propostas inovadoras na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Criado em 18/10/12 13h42 e atualizado em 18/10/12 15h31
Por Gabriel Palma Edição:Juliana Andrade Fonte: Agência Brasil

Semana Nacional de C&T
Semana Nacional de C&T vai até domingo em todo o Brasil (Valter Campanato/ABr)

Brasília – A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre no centro de exposições do Parque da Cidade de Brasília até domingo (21), estimula ideias criativas e inovadoras, ao apresentar iniciativas como a fábrica de preservativos e a Cidade das Águas. É possível ainda ver de perto os diferentes tipos de mísseis usados em operações militares e o reaproveitamento de materiais que podem ser úteis, colaborando para o desenvolvimento sustentável.

Os mísseis estão no estande da Aeronáutica. Os visitantes podem observar diferentes tipos de mísseis e saber como funcionam. O míssil ar-ar (AAM), por exemplo, é lançado de um avião em direção a outra aeronave. A versão mais nova desse míssil está sendo desenvolvida pela empresa brasileira Mectron Engenharia e pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Saiba mais

Confira invenções e projetos da Semana Nacional de C&T

Estudantes se destacam na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Semana de Ciência e Tecnologia vai até domingo em todo o país

O desenvolvimento sustentável, defendido pelas autoridades brasileiras e estrangeiras, aparece de forma prática em um estande no qual o especialista em tecnologia de informação Gilberto Vieira Mendes, do DCTA de São José dos Campos, mostra que a reciclagem é válida inclusive para materiais que aparentemente são obsoletos. Ele construiu robôs com lixo eletrônico como celulares e mouses usados e cola quente. As criações estão atraindo a atenção dos jovens. “Queremos passar uma visão de consumo consciente”, disse Mendes.

A fundação pública Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Unesco-HidroEX) montou em Frutal (MG) a Cidade das Águas, criada pelo governo estadual em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UFMG). Na cidade, que foi reproduzida em uma maquete exposta em Brasília, há uma estrutura para pesquisar a preservação de recursos hídricos com salas de aula, laboratórios, auditórios, biblioteca, alojamentos e quadras esportivas.

“Queremos oferecer mestrados, doutorados e já começamos o ensino básico com o apoio da Fundação Costeau, do famoso documentarista Jacques Costeau”, disse o vice-presidente da HidroEX, Alexandre Augusto Fernandes Saad.

A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), que reúne 170 entidades de pesquisa tecnológica e inovação, está na feira para informar as pessoas sobre o curso Elaboração de Projetos e Captação de Recursos Financeiros em Ciência, Tecnologia e Inovação: da Teoria à Prática. “Muitos projetos são encaminhados para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, mas a maioria não é aprovada por causa de erros na elaboração. Nós pretendemos esclarecer os empresários e pesquisadores com esse curso para conseguir aprovar mais”, disse a representante Cristina Blaudt.

No mesmo estande da Abipti, a parceira Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) distribui preservativos gratuitamente da fábrica que administra, a Xapuri, a única no mundo a utilizar látex de floresta nativa na produção de preservativos.

O empreendimento tem como objetivo estimular a atividade extrativista no Acre e promover a saúde. “A atividade extrativista de coleta de produtos naturais, no caso a coleta da seiva da seringueira, é realizada por 700 famílias tradicionais que tomam o cuidado de fazer apenas um corte superficial na árvore para não haver desmatamento”, disse a diretora da fábrica, Dirlei Bersch.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário