one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Flaac 2012

Imagem:

Compartilhar:

Flaac traz debate sobre diversidade cultural e quebra de preconceitos

Criado em 22/10/12 23h01 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Aline Leal Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Brasília - Foi aberto hoje (22) o Festival Latino-Americano e Africano de Arte e Cultura (Flaac), realizado na Universidade de Brasília (UnB). O festival, que tem 25 anos de criação, volta em sua terceira edição com a proposta de fazer um encontro com as origens afro-latinas por meio de atrações de diversas expressões artísticas e grandes nomes da música.

O Flaac 2012 tem temas como a diversidade cultural, a quebra de preconceitos e de paradigmas e a integração das culturas. O festival contempla manifestações artísticas e culturais da América Latina e do continente africano e dialoga com as influências que esses dois continentes tiveram na formação cultural do Brasil.

O festival apresentou em sua abertura a performance Aldeia Global -  África e América Latina Marcados na Pele e Escrito na História, mostrando um pouco da cultura africana e latino-americana e adiantando a temática das discussões, oficinas, workshops e de uma série de atividades, que vão até dia 27 de outubro.

Antes da abertura oficial houve um cortejo popular em que a banda Zé do Pife e As Juvelinas apresentaram músicas tradicionais tocadas com  arranjos inusitados por  pífanos, zabumba, triângulo, contra-surdo e prato apresentando a música nordestina de raiz.

O Flaac faz parte das comemorações dos 50 anos da UnB. “[Com o festival] nós resgatamos o fio condutor da utopia dos fundadores da universidade, Darcy [Ribeiro], Anísio [Teixeira], Agostinho [da Silva] e todos aqueles grandes professores e intelectuais que elaboraram o nosso projeto universitário há 50 anos”, diz o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Júnior .

Nesta terça-feira (23), as inscrições para workshops e palestras do Flaac começam às 8 horas da manhã. Haverá ainda a palestra A Palavra Indígena e a Cultura para a Livre Determinação,  o workshop Danças Afro-Brasileiras, entre outras manifestações artísticas e culturais. O dia será encerrado com a banda argentina Pollera Pantalón.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário