one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente colombiano Juan Manuel Santos

Imagem:

Compartilhar:

Governo da Noruega anuncia primeira reunião do processo de paz da Colômbia para amanhã

Criado em 17/10/12 12h58 e atualizado em 17/10/12 13h53
Por Renata Giraldi Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Presidência da Colômbia
O governo do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, quer o fim do conflito armado, solução para o problema do tráfico de drogas e garantias para preservação dos direitos dos reféns. ( Globovisión/ Creative Commons)

Brasília  - As equipes de negociadores do governo colombiano, das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército do Povo (EP) estão em Oslo, na Noruega, para instalar oficialmente as articulações para o fim do conflito no país. Porém, é possível que o anúncio oficial ocorra com um certo atraso, em decorrência de entraves burocráticos, segundo autoridades.

A primeira reunião será amanhã (18), conforme anúncio do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Noruega. É a segunda fase do processo de paz, iniciado há um ano e meio com a retomada de contato entre as partes. Não há prazo para o anúncio do acordo, por enquanto. Integrantes da Noruega, de Cuba, da Venezuela e do Chile fazem a mediação das negociações atuais.

Os guerrilheiros fazem uma série de exigências, como desenvolvimento rural, maior acesso à terra e garantias de participação da oposição política no país. O governo do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, quer o fim do conflito armado, solução para o problema do tráfico de drogas e garantias para preservação dos direitos dos reféns.

Segundo os negociadores, as expectativas são positivas, pois há condições para a consolidação de uma proposta consensual. Paralelamente às negociações com as Farc, as autoridades colombianas também tentam definir um acordo de paz com o Exército do Povo, um grupo guerrilheiro menor, mas do mesmo modo atuante na Colômbia.

Em conversa, por telefone com Santos, a presidenta Dilma Rousseff colocou o Brasil à disposição para ajudar nas negociações de paz na região. No passado, o governo brasileiro colaborou com o envio de especialistas militares e aeronaves para o resgate de reféns das Farc.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário