one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Emergência no Hospital Federal de Bonsucesso funciona improvisadamente em contêineres instalados em uma área próxima ao estacionamento.

Imagem:

Compartilhar:

Hospital Federal de Bonsucesso vai transferir pacientes internados em emergência improvisada

Criado em 30/10/12 23h14 e atualizado em 31/10/12 09h47
Por Douglas Corrêa Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Hospital Federal de Bonsucesso
Há mais de um ano e oito meses, emergência noHospital Federal de Bonsucesso funciona improvisadamente em contêineres instalados em uma área próxima ao estacionamento. (Agência Brasil)

Rio de Janeiro - O Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) apresentou hoje (30), em audiência na Justiça Federal, um plano para melhorar o atendimento no setor de emergência. Há mais de um ano e oito meses, a emergência vem funcionando em contêineres instalados em uma área próxima do estacionamento, desde que o prédio do setor foi interditado para obras.

De acordo com o HFB, serão encaminhados para outras unidades federais sob a gestão do Departamento de Gestão Hospitalar do Rio de Janeiro (DGH), os pacientes que estejam estabilizados e que não apresentem gravidade no estado de saúde.

Em nota, o Ministério da Saúde informou esta noite que, "como medida para evitar casos de superlotação na Unidade de Suporte de Emergência (USE)", será feita a transferência dos pacientes com menor gravidade após autorização da Central de Regulação Municipal de Saúde.

A USE se assemelha ao modelo das unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), que têm estrutura adequada para o procedimento médico. O atendimento aos pacientes pela USE segue as regras preconizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O DGH também comunicou à Justiça que o Ministério da Saúde rescindirá o contrato de obras da emergência do Hospital Federal de Bonsucesso, suspenso em janeiro de 2012, a partir de auditoria solicitada pelo próprio ministério que constatou irregularidades.

O processo de licitação de contratação de uma nova empresa para as obras no HFB está previsto para fevereiro de 2013, após o cumprimento das etapas obrigatórias, entre elas, a elaboração de projeto básico, avaliação jurídica e aprovação dos órgãos de vigilância. A reunião ocorreu após o Ministério da Saúde ser notificado de ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Defensoria Pública da União (DPU) sobre as condições de atendimento do setor de emergência do hospital.

 

Edição: Aécio Amado
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário