one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imposto de renda

Imagem:

Compartilhar:

IGP-10 tem queda e registra inflação de 0,42% em outubro

Criado em 17/10/12 09h44 e atualizado em 17/10/12 10h43
Por Vitor Abdala Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Imposto de Renda
(adufpb.org)

Rio de Janeiro – A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) foi 0,42% em outubro deste ano. A taxa é inferior à registrada em setembro (1,05%), segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

A queda foi influenciada exclusivamente pelos preços no atacado. A taxa do subíndice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) caiu de 1,4% em setembro para 0,4% em outubro.

O destaque foi o preço dos alimentos in natura, que apresentou deflação (queda de preços) de 1,92% em outubro. Em setembro houve inflação de 1,1%.

Outros dois subíndices que compõem o IGP-10 tiveram alta no período. O Índice de Preços ao Consumidor passou de 0,42% em setembro para 0,57% em outubro. A principal influência para essa subida da inflação veio do grupo vestuário, que passou de uma deflação de 0,36% para uma inflação de 0,97%.

O Índice Nacional de Custo da Construção subiu de 0,17% para 0,24% em setembro devido alta dos materiais, equipamentos e serviços, que passaram de 0,35% para 0,5%.

O IGP-10 de outubro foi medido com base em preços coletados entre os dias 11 de setembro e 10 deste mês. O índice acumula alta de 7,05% no ano e 7,71% nos últimos 12 meses.

O Índice Geral de Preços é uma média do Índice de Preços no Atacado (IPA), Índice de Preços ao Consumidor (IPC) no Rio de Janeiro e São Paulo e o Índice Nacional do Custo da Construção Civil (INCC). É mais usado em contratos de longo prazo.

 

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário