one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Aumenta pessimismo de empresários da construção civil, aponta FGV

Imagem:

Compartilhar:

Índice de Confiança da Construção fica em -7,8% nos últimos três meses

Criado em 03/10/12 11h13 e atualizado em 03/10/12 12h21
Por Flávia Albuquerque Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Trator
Aluguel de equipamentos foi um dos segmentos que tiveram melhora mais acentuada. (FMatt=] / Creative Commons)

São Paulo - O Índice de Confiança da Construção (ICST), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre), ficou em -7,8% de julho a setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado.

No trimestre anterior a variação foi -9,8%, ante o mesmo trimestre de 2011. Essa é a segunda melhora consecutiva após quatro meses em queda, apesar de estar abaixo do registrado no mesmo período do ano passado.

Entre os segmentos que tiveram melhora mais acentuada na comparação anual estão aluguel de equipamentos que passou de -11,0%, em agosto para -7,3%, em setembro, e construção de edifícios e obras de engenharia civil, que foi de -9,9% para -7,4%.

No sentido contrário aparecem preparação de terreno, com variação de -6,5% em setembro, contra -5,8%, em agosto, e obras de infraestrutura para engenharia Elétrica e para Telecomunicações, com -16,2%, contra -15,8%, em agosto.

Ainda na comparação anual o Índice da Situação Atual (ISA-CST) passou de -11,8%, em agosto, para -9,4%, em setembro. O grau de satisfação com a situação atual dos negócios teve variação interanual de -9,0%, ante -11,5%, em agosto.

Das 702 empresas consultadas, 27,2% avaliaram a situação atual como boa de julho a setembro, contra 37,6% no mesmo período de 2011.

O Índice de Expectativas (IE-CST) passou de -8,1%, em agosto, para -6,4%, em setembro. O grau de otimismo com a tendência dos negócios nos próximos seis meses teve variação interanual trimestral passando de -8,8%, em agosto, para -5,6%, em setembro.

As empresas que calculam aumento na demanda foram 40,9%, ante 48,7%, em setembro de 2011. Aquelas que esperam diminuição passaram de 3,8% para 4,2% do total.

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário