one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Livro discute universalidade do direito à saúde para toda América Latina

Criado em 15/10/12 22h27 e atualizado em 16/10/12 00h32
Por Agência Brasil * Edição:Fábio Massalli

O livro El Derecho Desde la Calle: Introducción Critica al Derecho a la Salud  foi lançado hoje na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) em Brasília. A obra, sexto volume da série O Direito Achado na Rua, é resultado de uma parceria entre o Centro de Educação à Distância da Universidade de Brasília (Cead/UnB), a  Fundação Oswaldo Cruz Brasília (Fiocruz Brasília) e a Opas/OMS.

El Derecho Desde la Calle: Introducción Critica al Derecho a la Salud  é o primeiro livro da série publicado em espanhol e traz 28 artigos escritos por 53 juristas e sanitaristas de onze países. Entre os temas abordados na obra estão propriedade industrial e patente farmacêutica; o direito à saúde das populações migrantes e de fronteira e a judicialização das políticas de saúde na América Latina.

A coordenadora do Programa de Direito Sanitário da Fiocruz Brasília (Prodisa), Maria Célia Delduque, disse que o objetivo principal do livro é levar ao povo latino-americano a noção de que o direito à saúde é universal. Ela explicou que nem todos os sistemas de saúde da América Latina são includentes como o Sistema Único de Saúde Brasileiro e que, em alguns países, há um sistema de contrapartida por parte do usuário.

O livro também será utilizado no Curso de Internacional de Direito Sanitário, que está sendo realizado por meio de uma parceria entre a Fiocruz Brasília, UnB e a Opa/OMS. O curso, na modalidade à distância e que terá novas inscrições em janeiro, proporciona intercâmbio de cooperação entre universidades da América Latina e Caribe, com ferramentas conceituais para a concretização do direito à saúde em suas realidades próprias.

Segundo Maria Célia, o curso surge da necessidade de expandir o ensino de direito sanitário para que juristas e sanitaristas possam aproximar e consolidar o conhecimento da saúde como um direito humano fundamental garantido por meio de políticas públicas.

A obra está disponível na versão eletrônica, clicando no item publicações, nos sites da UnB (www.cead.unb.br), Opas/OMS (http://new.paho.org/bra) e Fiocruz Brasília (http://rededireitosanitário.fiocruz.br).

* Com informações do site da Fiocruz

Edição: Fábio Massalli
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário