one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O mausoléu fica no subsolo do Monumento aos Heróis de Laguna e Dourados, instalado na Praça General Tibúrcio

Imagem:

Compartilhar:

Mausoléu é aberto ao público

Criado em 27/10/12 17h53 e atualizado em 27/10/12 18h13
Por Paulo Virgilio Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Mausoléu - Praça General Tibúrcio RJ
O mausoléu fica no subsolo do Monumento aos Heróis de Laguna e Dourados, instalado na Praça General Tibúrcio

Rio de Janeiro - Em homenagem aos 100 anos do caminho aéreo do Pão de Açúcar, comemorados hoje (27), a Prefeitura do Rio abriu à visitação neste sábado, pela primeira vez na história, o mausoléu que guarda as cinzas dos heróis brasileiros das batalhas de Laguna e Dourados, em 1868, na Guerra do Paraguai. O mausoléu fica no subsolo do Monumento aos Heróis de Laguna e Dourados, instalado na Praça General Tibúrcio, na Praia Vermelha, em frente à estação do bondinho do Pão de Açúcar.

O local abriga esculturas em bronze dos heróis brasileiros e painéis das batalhas travadas. Entre outros, estão depositadas nas urnas fixadas nas paredes do mausoléu as cinzas do tenente Antonio João, do major Drago, do coronel Carlos de Morais Camisão e do guia Lopes. Na porta em bronze do mausoléu está reproduzida em bronze a figura de um velho soldado de infantaria do Império.
              
“Na data em que se comemora o centenário de uma das nossas mais tradicionais atrações turísticas, o bondinho do Pão de Açúcar, os cariocas ganham mais uma opção de lazer, o mausoléu que conta parte de nossa História', afirmou o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório.

Para receber os visitantes, a secretaria instalou no monumento uma nova placa em bronze e aplicou resina para dar mais brilho e proteção às peças. A praça também passou por serviços de recuperação, a cargo de vários órgãos municipais. A visitação ao mausoléu poderá ser feita nos últimos fins de semana de cada mês, das 8h às 18h.

Edição: José Romildo

Leia também:

Rio comemora 100 anos do bondinho

Bondinho impressiona turistas, apesar do preço do ingresso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário