one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estação de Botafogo. Estudantes de escolas públicas do Rio farão grafite em 15 estações da capital fluminense

Imagem:

Compartilhar:

Metroviários de SP decidem fechar acordo e não farão greve

Criado em 23/10/12 21h29 e atualizado em 24/10/12 08h29
Por Bruno Bocchini Edição:Fábio Massalli Fonte: Agência Brasil

Metrô RJ
Metrô propôs retomada de critério sobre participação nos lucros  (Felipe Lange Borges/Creative Commons)

São Paulo – Os metroviários de São Paulo decidiram hoje (23), em assembleia da categoria, acatar a proposta do Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e não fazer greve.  Em audiência no Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP), durante a tarde, o Metrô propôs retornar ao critério usado no ano passado no que se refere à participação nos lucros e resultados (PLR), item que travava as negociações.

Segundo a proposta aceita, os trabalhadores vão receber como PLR uma parcela fixa de R$ 3.251, além de 40% do salário nominal, garantido o mínimo de R$ 4.140. O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários em São Paulo chegou a insistir, na reunião da tarde, em sua proposta, em que a PLR seria igual para todos os empregados.

O Metrô ainda se comprometeu a solucionar, por meio de acordo coletivo, questões relacionadas a jornadas de trabalha e intervalos, assim como a equiparação salarial dos empregados admitidos de maio de 2011 a abril de 2012.

No começo do mês, os trabalhadores adiaram por 20 dias o início de uma possível greve depois de reunião no TRT-SP. Na ocasião, ficou acertado que a empresa deveria apresentar nova proposta aos trabalhadores.

Diariamente, 4,3 milhões de pessoas usam as cinco linhas do metrô de São Paulo, que tem 74,2 quilômetros de extensão, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão. Uma das linhas (4 – Amarela), no entanto, é operada por uma concessionária. Em maio deste ano, a interrupção do funcionamento do metrô paulistano provocou tumulto e quebra-quebra na zona leste, a mais populosa da capital. A paralisação provocou congestionamento recorde na cidade.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário