one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O terceiro e último debate antes das eleições para presidente dos Estados Unidos

Imagem:

Compartilhar:

Mobilização da comunidade americana no Rio é a maior dos últimos 20 anos

Criado em 27/10/12 11h54 e atualizado em 08/11/12 12h40
Por Vitor Abdala Edição:Nádia Franco//A matéria foi alterada às Fonte:Agência Brasil

Debate Obama e Romney - Flórida
O terceiro e último debate antes das eleições para presidente dos Estados Unidos (Foto: Agência Lusa)

Rio de Janeiro – Como os Estados Unidos permitem o voto pelo correio para quem está no exterior, os cidadãos norte-americanos que vivem no Brasil podem ajudar a eleger o novo ocupante da Casa Branca. Muitos deles já deixaram sua cédula preenchida no Consulado do Rio de Janeiro, para que seja enviada aos Estados Unidos e depositada nas urnas daquele país.


Outros ainda deverão fazê-lo nos próximos dias. Sem citar números, a vice-cônsul dos Estados Unidos no Rio, Ana Adler, disse que a mobilização da comunidade norte-americana em torno da eleição deste ano é a maior dos últimos 20 anos. “Tem mais gente votando, mais pessoas buscando informações sobre como se registrar e sobre como votar. A mobilização é a maior que o consulado já vivenciou nos últimos 20 anos”, disse.

Segundo Ana Adler, ainda há tempo de entregar a cédula no consulado, ou nas demais representações diplomáticas dos Estados Unidos no Brasil. Para os eleitores de alguns estados americanos, ainda é possível pedir uma cédula de votação, como em Nevada, onde a solicitação pode ser feita até terça-feira (30).

Mas, como faltam apenas dez dias para a eleição presidencial, Ana Adler ressaltou que não há como garantir que a cédula chegue a tempo de ser computada na apuração dos votos. “Mas também podem prorrogar o prazo para recebimento das cédulas. Numa eleição passada, quando [George W.] Bush foi eleito, eles estenderam o prazo, porque [a disputa] estava tão apertada, que cada voto teve que ser contado.”

Edição: Nádia Franco//A matéria foi alterada às 18h36 do dia 29 de outubro, para corrigir a informação de que os Estados Unidos permitem o voto, pelo correio, para estrangeiros. O correto é que os cidadãos norte-americanos que estão no exterior podem votar nas eleições de seu país

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário