one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


MPF pede novo mandado para desocupar terra indígena em Mato Grosso

Imagem:

Compartilhar:

MPF pede novo mandado judicial para desocupação de terra indígena

Criado em 26/10/12 20h09 e atualizado em 26/10/12 20h27
Por Luana Lourenço Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Terra Indígena Marãiwatsédé
MPF pede novo mandado para desocupar terra indígena em Mato Grosso (Wilson Dias/Agência Brasil)

Brasília - O Ministério Público Federal em Mato Grosso entrou com uma nova ação na Justiça pedindo a retirada de fazendeiros da Terra Indígena Marãiwatsédé, no norte do estado. A área pertence aos índios xavantes, mas é ocupada ilegalmente por cerca de 7 mil não indígenas.

Em agosto, a Justiça Federal determinou a saída dos fazendeiros da terra indígena, que deveria ter ocorrido até o fim de setembro. No entanto, duas decisões do Tribunal Regional Federal da 1° Região (TRF1) suspenderam a decisão, impedindo a operação de retirada dos ocupantes ilegais.

O MPF recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que as decisões de primeira instância que autorizaram a desintrusão fossem mantidas. Nos dias 17 e 18 de outubro, o STF acatou os pedidos e derrubou as liminares do TRF1 que desautorizam a retirada dos não índios.

Para o MPF, derrubadas as liminares, não há mais impedimentos para que a Justiça autorize novamente o início da desocupação, por isso o pedido de novos mandados judiciais. No documento, os procuradores da República pedem o reforço da Polícia Federal na área próxima à Terra Indígena Marãiwatsédé e atuação da Polícia Rodoviária Federal no patrulhamento da BR-158, que passa pela região.

Na ação, o MPF também pede que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) seja notificado para, no prazo de dez dias, começar a cadastrar potenciais beneficiários da reforma agrária entre os ocupantes retirados da área indígena e garanta assentamento imediato, se for o caso.

A Terra Indígena Marãiwatsédé ocupa uma área de 165 mil hectares, espalhada pelos municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia e São Félix do Araguaia, no norte de Mato Grosso.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário