one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Caracas será palco hoje do último discurso de Chavéz

Imagem:

Compartilhar:

Na Venezuela, candidatos à Presidência encerram hoje campanhas para as eleições do dia 7

Criado em 04/10/12 10h43 e atualizado em 04/10/12 16h36
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Caracas
Caracas será palco hoje do último comício de Chavéz (Guillermo Esteves/ Creative Commons)

Brasília – A dois dias das eleições presidenciais da Venezuela, os candidatos têm até o final da noite de hoje (4) para encerrarem suas campanhas de rua. Os principais candidatos – o presidente venezuelano, Hugo Chávez, que tenta mais um mandato consecutivo, e o oposicionista Henrique Capriles Radonski – intensificaram seus discursos. Chávez fará hoje um comício em Caracas.


A previsão das autoridades venezuelanas é que cerca de 14 milhões de eleitores votem no domingo (7). Na Venezuela, o voto não é obrigatório como no Brasil. Aproximadamente 17 milhões de pessoas se cadastraram para as eleições presidenciais. No país, há apenas um turno nas eleições. O candidato que obtiver maior quantidade de votos é consagrado vitorioso.

Leia também:

Observadores internacionais atuam em eleições da Venezuela

Justiça venezuelana afirma que país está preparado para eleições

96 mil testemunhas credenciadas para eleições na Venezuela

Unasul chega à Venezuela para acompahar eleições

Ontem (3), Chávez reiterou que sua vitória será "esmagadora" nas eleições do dia 7 e prometeu que será um "melhor presidente" no próximo mandato. "Com a ajuda de Deus e de todos vocês, não só não falharei no próximo período [presidencial], mas também serei um melhor presidente" disse ele, em Yaritagua, no Sudoeste do país.

De acordo com o presidente, o destino da Venezuela depende das eleições de domingo. "No domingo, 7 de outubro, saberemos se os nossos filhos terão pátria ou se roubarão de novo a pátria aos nossos filhos. Não permitamos que a burguesia roube o futuro das próximas gerações", disse ele.

Nos seus discursos, Capriles pediu a Chávez que "se despeça em paz" e veja a Venezuela ser o que os venezuelanos querem. "Quero que amanhã [hoje] ele [Chávez] se despeça em Caracas e vá em paz. Desejo-lhe longa vida porque quero que veja uma geração mudar a Venezuela e conseguir o país que os venezuelanos querem", disse.

Capriles se referiu ao comício de encerramento da campanha de Chávez. O oposicionista disse ainda que, se eleito, não vai promover a vingança no país. "Não haverá perseguição nem cobrança de fatura [para simpatizantes e para Chávez]”, disse ele.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa e da emissora multiestatal de televisão, Telesur.


Edição: Talita Cavalcante

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário