one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Eleitora votando em São Paulo durante as eleições de 2012

Imagem:

Compartilhar:

Neilton Mulim diz que vai priorizar os serviços de assistência básica à saúde de São Gonçalo

Criado em 28/10/12 23h04 e atualizado em 05/01/15 09h57
Por Akemi Nitahara Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - No segundo maior colégio eleitoral do Rio de Janeiro, os 665 mil eleitores de São Gonçalo escolheram o deputado federal Neilton Mulim (PR) para prefeito da cidade, com 56,78% dos votos válidos, contra 43,22% de Adolfo Konder (PDT).

Mulim declarou que o seu principal desafio é melhorar o atendimento na área de saúde. “Precisamos melhorar a saúde básica para ter reflexo positivo na saúde emergencial. O caos na saúde básica acabou também provocando um caos na saúde emergencial. Nós precismos aproveitar cada centavo, monitorar a distribuição de medicamento, contratar médicos especialistas, ampliar o programa saúde da família, criar um centro cirúrgico eletivo, um centro de diagnóstico por imagem, enfim, fazer ações voltadas para a política de saúde”, disse.

Para ele, a gestão pública não deve passar somente por infraestrutura e prometeu melhorar também o saneamento básico na cidade, onde cerca de 20% da população não é atendida. “É uma luta que nós vamos estar travando em torno da saúde preventiva. Você acaba provocando uma despesa aos cofres públicos em função da ausência do saneamento básico, é uma outra preocupação que a gente tem”, declarou.

Neilton Mulim é professor e foi vereador por três mandatos. Eleito deputado federal em 2006, se reelegeu em 2010. Entre os cargos públicos, foi secretário municipal de Desenvolvimento de São Gonçalo e secretário estadual da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro.

No primeiro turno, Mulim alcançou a segunda maior votação, com 116,7 mil votos, correspondente a 25,22% do total, enquanto Konder obteve 41,65%. A abstenção no primeiro turno foi 18,27% e na votação de hoje 22,09% dos eleitores não votaram. Os nulos somaram 6,44% e votos em branco 3,32%.

O município registrou, na votação de hoje, 60 pessoas presas acusadas de crimes eleitorais, o maior número do estado, inclusive o vereador reeleito Cici Maldonado (PMDB), que fazia propaganda de boca de urna. Nove urnas eletrônicas precisaram ser substituídas.

São Gonçalo obteve a autonomia de Niterói em 1890 e foi elevado à categoria de cidade em 1922. O Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 9,6 bilhões é concentrado no setor de serviços.

Em nota, o candidato derrotado Adolfo Konder agradeceu aos eleitores pela confiança e pelo carinho em toda a campanha, disse ainda que vai continuar ao lado do povo de São Gonçalo e desejou boa sorte ao prefeito eleito.

 

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário