one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Patriota leva a mensagem da presidenta Dilma Rousseff em favor do diálogo e da cooperação na busca pela paz

Imagem:

Compartilhar:

Patriota reúne-se em Israel com o presidente Shimon Peres e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu

Criado em 14/10/12 07h10 e atualizado em 14/10/12 11h52
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Antonio Patriota
Patriota leva a mensagem de Dilma Rousseff em favor do diálogo na busca pela paz (Antônio Cruz/ABr)

Brasília – Primeiro dia útil da semana em Israel, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, reúne-se hoje (14) com o presidente Shimon Peres e o  primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, além dos ministros Avigdor Lieberman (Relações Exteriores), Dan Meridor (Inteligência e Energia Atômica) e  Daniel Hershkowitz (Ciência e Tecnologia). Patriota leva a mensagem da presidenta Dilma Rousseff em favor do diálogo e da cooperação na busca pela paz. Depois dos israelenses, o chanceler tem reuniões com autoridades palestinas.

 
A visita de Patriota a Israel ocorre no momento que foi aprovada a proposta de Netanyahu de antecipar as eleições parlamentares para 22 de janeiro de 2013. A data deverá ser confirmada pelo Parlamento israelense (Knesset). A ideia é obter apoio parlamentar para aprovar o plano de austeridade para o próximo ano. A base governista atual não tem votos suficientes para a aprovação do plano.

Paralelamente, os israelenses articulam com autoridades estrangeiras a busca de apoio para as negociações de paz com os palestinos. O governo do Brasil é favorável à criação de um Estado da Palestina autônomo e independente. Para as autoridades brasileiras, as negociações entre as duas partes devem ser conduzidas sem ameaças à segurança na região.

A presidenta Dilma Rousseff reitera em seus discursos que o reconhecimento da Palestina é a única solução de paz entre israelenses e palestinos. Segundo ela, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) deve dar prioridade ao assunto e buscar uma solução imediata para a questão.

As relações econômicas entre o Brasil e Israel têm sido ampliadas a partir do acordo de livre comércio (do Mercosul com Israel), em vigor desde 2010. De 2002 a 2011, o intercâmbio comercial aumentou 215%, passando de US$ 445 milhões para US$ 1,4 bilhão.

De Tel Aviv, em Israel, Patriota segue para Ramalah, na Cisjordânia. Nas conversas, ele pretende mencionar a defesa do governo brasileiro na promoção do desarmamento nuclear e da não proliferação de armas nucleares. O Brasil defende a criação de uma zona livre de armas de destruição em massa no Oriente Médio.

Patriota está em israel há dois dias. Ele visitou lugares sagrados, como o Monte das Oliveiras, na parte antiga de Jerusalém, e Belém, na Palestina. No Monte das Oliveiras, Patriota caminhou pela área que é cercada por colinas. O local é sagrado para as três maiores religiões monoteístas – cristianismo, judaísmo e islamismo. A Bíblia relata que Jesus fez vários sermões a céu aberto no local. Segundo guias turísticos israelenses, havia ali um templo religioso.  

Em Belém, na Palestina, o chanceler conheceu a realidade vivida pelos palestinos que sofrem uma série de restrições impostas pelo governo de Israel. Em Belém está a Basílica da Natividade, conhecida também como Igreja da Natividade, semelhante a uma caverna. A tradição cristã diz que Jesus nasceu no local onde foi construído o templo. Por isso é um local sagrado.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário