one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Prêmio incentiva patrimônio cultural brasileiro

Criado em 24/10/12 17h10 e atualizado em 24/10/12 18h01
Por Gabriel Palma Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília
O objetivo do prêmio é reconhecer ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro (Maya Aires/Creative Commons)

Brasília – Pesquisadores de vários estados brasileiros estão em Brasília (DF) para receber hoje (24) o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, em sua 25ª edição. Os vencedores ganham um certificado, R$ 20 mil e um troféu. A entrega do dinheiro e do troféu será às 19h na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro de Brasília. O objetivo do prêmio é reconhecer ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro. 

Durante a entrega do certificado hoje pela manhã, a presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, e o diretor de Articulação e Fomento do Iphan, Estevan Pardi Corrêia, falaram sobre a importância do prêmio. “Os R$ 20 mil são para estimular a continuidade dos projetos”, disse a presidenta. “É o único prêmio na área no Brasil e este é um momento de congregação”, acrescentou o diretor. Pesquisadores do Amapá, do Ceará, de Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, do Pará, da Paraíba e de São Paulo serão premiados este ano. 

Do Amapá, a arqueóloga gaúcha Mariana Petry Cabral ganhou na categoria proteção do patrimônio natural e arqueológico com a implantação de um centro de pesquisa no estado que  aproximou a sociedade ao patrimônio arqueológico e elogiou a iniciativa do governo. “O prêmio é um incentivo aos trabalhos inovadores de difusão de ciência, que transformam e democratizam o conhecimento do patrimônio do qual a cidade pode se apropriar”, disse Mariana.

O Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), a Escola de Artes e Ofícios do Ceará e Thomaz Pompeu Sobrinho ganharam na categoria educação patrimonial. No projeto, quase 2 mil jovens participaram de oficinas de autovalorização do patrimônio de suas comunidades. Depois eles fotografaram e registraram a cultura local. “O prêmio foi motivador pra gente”, disse a representante do projeto, Lina Luz, que espera que a ação se torne uma política pública nacional.

Projetos de outros cinco estados foram premiados em cinco categorias: Mato Grosso do Sul na categoria promoção e comunicação; Pará, na categoria de pesquisa e inventário de acervos; Paraíba, na categoria de preservação de bens móveis; São Paulo, na categoria de preservação de bens imóveis e Minas Gerais, na categoria de salvaguarda de bens de natureza imaterial. Representantes de cada projeto vão estar presentes hoje na premiação.
 
Depois da entrega dos prêmios, o sambista carioca Paulinho da Viola toca no teatro. A entrada para o evento é gratuita mediante limitado à lotação da sala. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro a partir do meio-dia.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário