one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


18 milhões de eleitores votam este domingo (7) na Venezuela

Imagem:

Compartilhar:

Sem boca de urna, Venezuela aguarda com expectativa resultado oficial das eleições presidenciais

Criado em 07/10/12 20h04 e atualizado em 07/10/12 22h16
Por Carina Dourado e Renata Giraldi Edição:Lana Cristina Fonte:Agência Brasil

São esperados 18 mil eleitores para eleições na Venezuela
São esperados 18 mil eleitores para eleição presidencial na Venezuela este domingo (7) (David Fernández / EPA)

Caracas (Venezuela) e Brasília – Sob a proibição de pesquisas de boca de urna, a Venezuela aguarda a divulgação do resultado oficial das eleições presidenciais de hoje (7). Nas pesquisas de intenção de votos, o atual presidente, Hugo Chávez, que tenta o terceiro mandato, aparece empatado com o opositor Henrique Capriles Radonski. O adversário de Chávez reuniu 14 partidos a favor de sua candidatura.

Ouça a reportagem da Radioagência Nacional:

O clima em Caracas, capital venezuelana, é de expectativa, pois o resultado é considerado incerto. A previsão das autoridades do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão máximo da Justiça Eleitoral do país, é divulgar os resultados das eleições até a meia-noite (horário de Brasília) deste domingo. Mas a previsão pode ser alterada porque a apuração oficial só começa depois de encerrada a última zona eleitoral – foram instaladas mais de 39 mil no país.

Leia também:

Opositor de Chávez diz que venezuelanos vão às ruas em apoio à democracia

Chávez promete respeitar o resultado das eleições

 

Chávez e Capriles prometem respeitar os resultados das eleições e avisam que vão se cumprimentar independentemente de quem for o vitorioso. Nas ruas de Caracas e nas redes sociais, simpatizantes dos dois candidatos disputam espaços e usam argumentos em defesa de ambos. No total, 18,8 milhões de eleitores estavam aptos a votar. Mas na Venezuela o voto é facultativo.

Pela primeira vez desde que Chávez assumiu o poder há 14 anos, as eleições no país estão polarizadas. O país se dividiu entre os simpatizantes do atual presidente e os que querem mudança com Capriles. Ambos têm discursos antagônicos, mas guardam algumas semelhanças, como a religiosidade – são católicos – e o apelo nacionalista.

Segundo as autoridades, as eleições venezuelanas de hoje ocorreram em clima de tranquilidade e calma, sem registros mais graves. As fronteiras do país com o Brasil, a Colômbia e a Guiana foram fechadas por motivo de segurança. Nos últimos dias, as autoridades apelaram para que a população fosse às urnas.
 

Edição: Lana Cristina

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário