one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Senado uruguaio discute lei que descriminaliza o aborto

Imagem:

Compartilhar:

Senado: líder do PT diz que discussões sobre FPE serão prioridade na próxima semana

Criado em 22/10/12 12h40 e atualizado em 22/10/12 14h00
Por Marcos Chagas Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Senado uruguaio discute lei que descriminaliza o aborto
Caso os prazos não sejam cumpridos, repasse aos estados poderão ser suspensos. (Agência Lusa)

Brasília - A definição de novo critério para a partilha do Fundo de Participação dos Estados (FPE) será prioridade na pauta do Senado a partir da semana que vem, no que depender do líder do PT e relator da matéria, Walter Pinheiro (BA). O Congresso está pressionado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou em 2010 a inconstitucionalidade da regra atual e deu prazo até o final deste ano para que o Poder Legislativo aprove uma nova lei complementar sobre o tema. Caso contrário, os repasses aos estados serão suspensos.

A primeira providência, segundo ele, deve ser a convocação de todas a lideranças partidárias para que se tente um acordo que viabilize a aprovação da matéria no Senado. No entanto, essa prerrogativa cabe ao líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB). Votada, a nova regra ainda dependerá da análise e aprovação da Câmara.

Esta semana, no entanto, qualquer tentativa de conversar sobre o FPE não vai prosperar. Praticamente todos os parlamentares destinam seu tempo às companhas eleitorais de segundo turno nos respectivos estados. O próprio relator está na Bahia onde trabalha pela eleição do candidato Nelson Pellegrino para a prefeitura de Salvador.

Já o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), passa toda a semana na Espanha, onde tem compromissos oficiais. Na sexta-feira (19), o senador Romero Jucá (PMDB-RR), disse que a estratégia seria votar a matéria no Senado e encaminhá-la à Câmara. Caso os deputados não tivessem tempo hábil para isso, o presidente do Senado teria um argumento para solicitar ao STF a prorrogação da data.

Pelo texto em análise, segundo Jucá, o atual critério de distribuição do fundo seria preservado com 85% dos recursos do FPE destinados aos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O restante, pela regra, é partilhado entre o Sul e o Sudeste.

Ao mesmo tempo, os senadores elaboram uma nova regra que prevê a distribuição de valor excedente à receita arrecadada no ano anterior, tomando por base critérios como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), saneamento básico e condições geográficas.

O líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), considera viável a criação de um texto que permita ao Senado e à Câmara aprovarem as novas regras ainda este ano. “A defesa dos interesses dos estados supera problemas políticos”, disse o líder tucano.

Ao mesmo tempo, ele criticou a postura do Congresso de não dar andamento a uma determinação do STF feita em 2010. Álvaro Dias disse que “o Congresso tem que ser mais eficiente”.

O líder e presidente do Democratas (DEM), José Agripino Maia (RN), destacou que até o momento não foi procurado por ninguém para discutir a matéria. Segundo ele, o assunto “está em ponto morto”.

Agripino também acredita na construção e aprovação, pelo Senado, de uma nova regra de partilha do FPE possibilitaria ao presidente Sarney ter um argumento para solicitar ao Supremo Tribunal Federal um novo prazo. O parlamentar considera difícil a aprovação da matéria pela Câmara ainda em 2012. “Não tem como avançar essa discussão em ano eleitoral”, disse à Agência Brasil.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário