one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Grupo de 300 mulheres do MST deixa fazenda da Cutrale no interior de São Paulo

Criado em 13/11/12 19h45 e atualizado em 13/11/12 20h39
Por Daniel Mello Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

São Paulo – Após ocupar por dois dias a fazenda da Cutrale, em Borebi, no interior paulista, o grupo com cerca de 300 mulheres integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) deixou hoje (13) o local. As manifestantes saíram do imóvel em cumprimento à uma ação de reintegração de posse. Ao sair da fazenda, o grupo ainda promoveu uma manifestação interrompendo o tráfego na Rodovia Presidente Castelo Branco, que, segundo a concessionária da via, durou cerca de 15 minutos.

O MST entende que a Fazenda Santo Henrique faz parte do Núcleo Colonial Monções criado em 1909, quando o governo federal adquiriu as terras para assentar colonos imigrantes. Segundo o movimento, as terras foram cedidas para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em 2007. Mas, a Cutrale permanece no local devido a recursos judiciais.

A mesma fazenda foi ocupada pelo MST em setembro de 2009. Na época, parte da plantação de laranja foi destruída pelos manifestantes.

“A atuação da Cutrale é um exemplo completo do avanço do agronegócio: concentração de terras, monocultura para exportação, uso indiscriminado de agrotóxicos, desrespeito às leis trabalhistas e ao meio ambiente”, disse Kelli Mafort, integrante de direção nacional do MST.

A Cutrale lamentou, por meio de nota, a ocupação, que, segundo a empresa, provocou o impedimento do trabalho dos 450 funcionários da unidade agrícola.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário