one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nova lei aumenta rigor em investigações sobre lavagem de dinheiro

Imagem:

Compartilhar:

BC define novos critérios para venda de carteiras de crédito

Criado em 08/11/12 11h09 e atualizado em 08/11/12 11h27
Por Kelly Oliveira Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Imagem - Nova lei aumenta rigor em investigações sobre lavagem de dinheiro
Medida tem como objetivo apenas atualizar o valor do patrimônio, que era o mesmo há dois anos. (Luciane Rodrigues/Creative Commons)

Brasília – O Banco Central (BC) divulgou hoje (8) circular com novos critérios sobre a venda de carteiras de crédito de um banco para outra instituição financeira. Uma das mudanças diz respeito à dedução do depósito compulsório (recurso que as instituições são obrigadas a deixar depositadas no BC) a prazo, para os bancos que comprarem a carteira de crédito. O Banco Central aumentou o valor do patrimônio de referência dos bancos que vendem a carteira de crédito de R$ 2,2 bilhões para R$ 3,5 bilhões. Se a instituição financeira vendedora tiver esse patrimônio, o banco comprador pode ter desconto no recolhimento compulsório a prazo. Segundo o BC, a medida tem como objetivo apenas atualizar o valor do patrimônio, que era o mesmo há dois anos.

O Banco Central manteve a exigência de que 20% dos ativos dos bancos vendedores sejam de operações de crédito, mas mudou a regra do passivo. Além dos 20% do passivo de depósitos a prazo definidos anteriormente, foram incluídas as letras financeiras. De acordo com o BC, a ideia da nova regra é estimular a captação de recursos pelas instituições financeiras com prazo mais longo.

O BC adotou medidas de estímulo a vendas de carteira de créditos de pequenas e médias instituições a grandes bancos, a partir da crise financeira internacional, em 2008.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário